Com 400 pessoas mobilizadas, ocupamos Iprev contra o corte da GPS

18/09/2018 14:56

Reunimos um grupo de  400 servidores aposentados para ocupar o prédio onde fica o Instituto de Previdência Social dos Servidores do DF (Iprev), no Edifício Parque Cidade Corporate, no Setor Hoteleiro Sul, em Brasília, na tarde desta terça-feira (18). O protesto  foi realizado contra o corte da Gratificação por Políticas Sociais (GPS).

Os aposentados da nossa categoria receberam um comunicado do Governo do Distrito Federal (GDF) com um aviso de que a gratificação seria cortada. A GPS já não consta na prévia do contracheque referente ao próximo pagamento. A medida afeta cerca de 1.500 pessoas, segundo avalia o sindicato.

O presidente do Sindsasc, Clayton Avelar, junto aos manifestantes, pede que seja cumprida a lei. “Estes aposentados, quando estavam na ativa, pagavam a contribuição previdenciária que incidia sobre a gratificação. É por isso que não aceitamos essa injustiça”, reivindica.

Importante para a composição salarial da categoria, a gratificação tem sido cortada dos rendimentos de todos os servidores aposentados e a previsão, segundo o Sindsasc, é de que o corte passe a ocorrer também quem se aposentou a partir de maio deste ano.

Na Justiça

O Sindsasc entrou com um mandado de segurança, que foi colocado para julgamento na 5ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). O relator, desembargador Silva Lemos, deu prazo para que o GDF se manifeste até o próximo dia 21. Ainda sobre o corte, o sindicato protocolou, nesta segunda-feira (17), novo recurso no Iprev com o objetivo de manter a GPS nas aposentadorias e restituir àqueles que perderam a gratificação.

15/05/2019

Sindsasc celebra Dia do Assistente Social com almoço de confraternização

15/05/2019

Assembleia decide por paralisação de 48 horas e adesão à Greve Geral de 14 de junho

14/05/2019

Está no ar a edição de maio-junho do jornal O Social

17/05/2019

Nota do Sindsasc sobre o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF)

17/05/2019

Paula Belmonte, o que é isso, deputada?

13/05/2019

Informes do Sindsasc - Segunda, 13/05/2019