Informes do Sindsasc - 22 de fevereiro de 2019

22/02/2019 13:28

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA É RUIM PARA O PAÍS, PARA A CLASSE TRABALHADORA E PRINCIPALMENTE PARA OS MAIS POBRES

Se aprovada a capitalização, a previdência perderá uma de suas fontes de receita porque os trabalhadores depositarão suas precárias economias em instituições financeiras, públicas ou privadas, não mais no INSS.

Esse sistema adotado no Chile tem resultado em aposentadorias cada vez mais baixas. Uma das instituições financeiras que exploram esse rico filão, no Chile, é o Banco BTG-Pactual, que tem como um de seus fundadores o ministro Paulo Guedes, ferrenho defensor da capitalização.

A imposição das idades mínimas de 62 e 65 anos para mulheres e homens, respectivamente, vem associada ao tempo de contribuição, o que tende a elevar, ano a ano, a exigência para se obter a aposentadoria, porque estará vinculada à expectativa de vida.

Quanto aos servidores públicos, vem a elevação da contribuição previdenciária, o que reduzirá nosso salário líquido.

Outro terrível impacto social será a redução do BPC (Benefício de Prestação Continuada), o qual será desvinculado do salário-mínimo. Evidentemente que isso vai gerar uma grande pressão sobre a assistência social, com aumento exponencial da demanda.

Trata-se, portanto, de um grande ataque a um direito legítimo. Sendo assim, não nos resta outra coisa a fazer senão resistir. O SINDSASC acompanhará as iniciativas das centrais sindicais e conclama a categoria a se somar nessa luta.

A diretoria do sindicato divulgará um calendário de atividades contra a reforma da previdência.

NEGOCIAÇÕES COM O GDF

Finalmente foram retomadas. Tivemos duas reuniões na Secretaria de Relações Institucionais. Estamos, emergencialmente, trabalhando para resolver a continuidade ou retomada do pagamento da GPS aos aposentados. O governo se mostrou aberto a uma solução que passe pela apresentação de um projeto de lei. A minuta de PL será protocolada no GDF na próxima terça, dia 26/02. Quanto aos demais itens da pauta, nossa prioridade tem sido a veemente solicitação para que o governo apresente respostas e propostas escritas a cada um dos 33 itens, sobretudo ao item 1: pagamento da 3ª parcela do reajuste, retroativo a novembro de 2015. A próxima reunião na Secretaria de Relações Institucionais será em 28/02.

HOJE TEM TV SINDSASC, 17h, Canal 12 da NET, com transmissão simultânea em nossa página do facebook e no site do sindicato. Temas: Dia Internacional da Mulher e defesa do SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional)

SINDSASC ENTREVISTA - Comentários sobre a Nova Lei de Carreira

DIVULGAMOS AS TABELAS RESULTANTES DA REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA

26/03/2024