Grito dos Excluídos de Brasília é neste 7 de setembro

05/09/2019 13:19

Neste sábado (7 de setembro), é realizada a 25º edição do Grito dos Excluídos tomará as ruas de todo o País. Sob o lema “Este sistema não vale!”, a mobilização − que vem sendo construída há meses − reunirá movimentos sociais, sindical, pastorais e representantes da sociedade civil.

Em Brasília, a concentração para a atividade acontecerá no estacionamento da Torre de TV, a partir das 8h. O espaço contará com rodas de conversas, atividades culturais e outras ações. Em seguida, às 11h, será realizado um ato político.

O Grito dos Excluídos é um conjunto de manifestações que ocorre todos os anos, desde 1995, em diversos estados, no decorrer da semana da Independência do Brasil, em 7 de setembro. Os manifestos, que compreendem atos públicos, marchas, seminários, debates e outros, têm o objetivo de dar visibilidade aos excluídos da sociedade, denunciando os dispositivos de exclusão e propondo formas alternativas para se alcançar um ambiente social mais inclusivo.

De acordo com Tobias Pereira, da Consulta Popular − um dos movimentos que integram a organização do Grito −, até 7 de setembro, outras atividades serão realizadas com o objetivo de mobilizar a população para o ato. “Vamos realizar atividades em pontos estratégicos das regiões administrativas para que mais pessoas participem dessa importante ação”, disse.

Convocatória
Também com o objetivo de mobilizar a sociedade para o ato, as Frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo e o Fórum das Centrais Sindicais lançaram um manifesto convocando os movimentos sociais e populares, os sindicatos e as organizações da juventude para engajarem na construção desse dia de luta nas suas cidades.

Entre outros pontos, o documento destaca que “precisamos ir às ruas defender nossa liberdade de lutar e de nos organizarmos”. “Vamos dar um grito contra aqueles que buscam destruir nossas organizações e criminalizar nossas lideranças”, afirma trecho do texto.

25/04/2024

INFORMES DO SINDSASC - Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 - Nº 271 - ANO 9

24/04/2024

SINDSASC ENTREVISTA - 25 de Abril às 17h | A assistência social e o acolhimento a pessoas com necessidades de atendimentos de saúde mental.

23/04/2024

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA - 29/04/24