Sindicato dos Servidores da Assistencia Social e Cultural do GDF

Servidora tem carro incendiado na porta do Creas de Taguatinga Sul

27/01/2020 13:35

 

Uma servidora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), de Taguatinga Sul, teve o seu carro incendiado na manhã desta segunda-feira (27 de janeiro). A agente social M.N. relata que o vigilante a abordou para avisar que o veículo estava em chamas. “Precisei de dois extintores de incêndio para apagar as chamas do meu carro. Ao lado dele tinha um galão vazio”, relata. A servidora registrou ocorrência na 21ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga Sul.

 

O caso é mais um registro de violência contra servidores da assistência social, que vivem em constantes situações de perigo, causadas pela falta de servidores e pela falta de segurança nas unidades de atendimento. “A situação de violência tem piorado porque, com a crise do desemprego mais pessoas precisam procurar atendimento na assistência social, enquanto o número de servidores não aumenta. Estamos operando com 20% da quantidade de servidores necessária”, pontua o presidente do Sindsasc, Clayton Avelar.

 

O Sindsasc tem recebido uma série de relatos de violência em unidades de atendimento da assistência social. Na semana passada, um vigilante do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Sobradinho foi esfaqueado. No Cras do Areal, servidores foram ameaçados de morte recentemente. O Cras de Samambaia, passou por situação de assalto armado e precisou ser fechado devido à falta de segurança. No Restaurante Comunitário da Estrutural, servidores foram feitos de reféns durante um assalto.

 

Necessidade de mais servidores

O concurso público da assistência social é foco de articulação política do Sindsasc. A entidade exige a contratação dos concursados e explica que já havia a previsão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de que fossem contratados 314 aprovados para a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e 260 para Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus). De acordo com o sindicato, somando o que já estava previsto na LDO - 574 contratações, mais as emendas apresentadas na Câmara Legislativa, a estimativa é que um total de 1.628 servidores concursados devam ser contratados em 2020, apesar do veto do governador.




Ultimas Notícias


27/03/2024

SINDSASC ENTREVISTA - Comentários sobre a Nova Lei de Carreira

Ver Notícia

27/03/2024

DIVULGAMOS AS TABELAS RESULTANTES DA REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA

Ver Notícia

26/03/2024

CRITÉRIOS PARA MOBILIDADE NA CARREIRA PODEM SER DEFINIDOS COM PARTICIPAÇÃO DO SINDICATO

Ver Notícia

26/03/2024

NOVA LEI, AO SIMPLIFICAR O PROCESSO DO CONCURSO PÚBLICO, PODE ACELERAR NOMEAÇÕES DE APROVADOS

Ver Notícia

25/03/2024

SANÇÃO DO PL DE REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA DEVE SER NO PRÓXIMO DIA 27

Ver Notícia

25/03/2024

NOVA LEI DE CARREIRA DÁ MAIS PROTEÇÃO A AUXILIARES

Ver Notícia

22/03/2024

INFORMES DO SINDSASC - Domingo, 24 de Março de 2024

Ver Notícia

22/03/2024

NOVA LEI MANTEVE O QUANTITATIVO DE CARGOS NA CARREIRA

Ver Notícia