Ato público é realizado na Praça do Buriti

02/12/2020 16:13

Manifestação reuniu cinco sindicatos

Em evento conjunto do Sindsasc, STIU, SindEnferemeiros, SODF e Sindetran, ocorreu na manhã desta quarta, dia 2, um ato público na Praça do Buriti. Foi a primeira atividade do ano com uso de carro de som, após grande resistência do Sindsasc contra a arbitrariedade do GDF que nos impediu de usar semelhante instrumento em outras atividades.

Também estiveram presentes a deputada Érika Kokai (PT) e Reginaldo Veras (PDT), além de representantes da CUT, Sindsep, Sinpro, CNTE, Sindicato dos Bancários, Sindágua e UNE. Representantes de partidos foram dois: PT e UP.

Dessa vez eram cinco os eixos principais:

1-Contra a privatização da CEB e dos restaurantes comunitários. O leilão da CEB está previsto para dia 4 próximo e a categoria encontra-se em greve desde o dia 1º, seja porque se opõe à privatização ou ainda porque está em campanha salarial, com a empresa querendo impor pesados retrocessos. No caso dos restaurantes comunitários é a tentativa de impor a PPP (Parceria Público-Privada) que tem a oposição do Sindsasc.

2-Contra os ataques aos servidores, como o recente aumento da contribuição previdenciária, o qual acarretou pesadas perdas salariais aos servidores, principalmente aposentados e pensionistas.

3-Pelo pagamento da 3ª parcela do reajuste definido em lei, retroativo a 2015.

4-Em defesa dos serviços públicos, contra a reforma administrativa (PEC-32) e pela imediata nomeação dos aprovados no concurso público, com reposição de todas as vacâncias da assistência social.

5-Pelo direito ao trabalho.

Essa atividade denunciou os parlamentares que votaram pelo aumento da contribuição previdenciária e foi também um veemente protesto contra os seguidos ataques que temos sofrido, tanto do governo federal quanto do GDF. Serviu também como início de uma luta contra a reforma administrativa e o prosseguimento das mobilizações pelo pagamento do que o governo nos deve.

Os pronunciamentos estão todos disponíveis nas redes sociais do Sindsasc.

16/04/2024

RESTAURANTES COMUNITÁRIOS FUNCIONAM COM SITUAÇÕES DE INSEGURANÇA

15/04/2024

COMANDO DE GREVE CONVERTIDO EM COMANDO DE LUTA