Massacre das políticas sociais: governo federal quer tirar dos municípios o cadastramento do Bolsa Família

25/01/2021 08:40

Plano reduz o papel dos Cras e tira o trabalho de cadastramento de famílias das mãos de servidores especializados

O governo federal planeja tirar das mãos dos municípios boa parte do trabalho relativo ao Bolsa Família. De acordo com matéria publicada pelo portal Uol, o plano do Ministério da Cidadania do desgoverno Bolsonaro é que os beneficiários de programas como o Bolsa Família façam sozinhos seus cadastros por meio de um aplicativo para celular, que substituiria o trabalho dos servidores da assistência social no Cadastro Único (CadÚnico).

A medida seria uma preparação para a perniciosa reforma administrativa que Guedes tenta impor para atacar os servidores, pois pode causar a demissão e a impossibilidade de nomeação de agentes públicos. Segundo a reportagem, não foi sequer feita uma avaliação de como uma medida como essa impacta o sistema de assistência social pública do Brasil. O plano nos dá um recado claro sobre o tipo de política que está em curso desde o governo Temer, agravado pela postura antipovo de Bolsonaro e Paulo Guedes: o desmonte das políticas sociais e o massacre da população pobre do Brasil.

Dessa mecanização do cadastro de famílias por meio de um aplicativo de celular, um problema sério é bastante evidente. Muitas famílias sequer possuem acesso eficaz à internet. Com a medida, o governo exclui a camada mais vulnerável da população, tira dessa população acesso à alimentação, já extremamente precarizada pela crise econômica. Outro fator é: o governo teria o devido preparo tecnológico para promover o cadastramento online de 77 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade e pobreza? Além disso, os dados dos beneficiários precisam ser mantidos em sigilo.

O CadÚnico é uma ferramenta fundamental para a assistência social porque centraliza os dados de beneficiários do Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Minha Casa Minha Vida e de mais de uma dezena de programas sociais. Essa ferramenta não pode ser implodida dessa maneira, já que influi diretamente no sustento mínimo de milhões de famílias.

Assembleia aprova prestação de contas - 2020

25/02/2021

Identificamos possível assédio na manutenção

24/02/2021