Na pandemia, Brasil passa a ter 20 novos bilionários e ganha mais de 2 milhões de desempregados

06/04/2021 15:25

A máxima de que o de cima sobe e o debaixo desce é uma triste realidade no Brasil. Durante o ano de 2020, em pleno período em que o País foi atingido pela pandemia de covid-19, o Brasil passou a ter 20 novos bilionários. Enquanto os trabalhadores perderam renda, ficaram desempregados e dependentes do Auxílio Emergencial, é revoltante que os super ricos ficaram ainda mais ricos. De acordo com levantamento da revista Forbes, o Brasil registra em abril deste ano, 65 pessoas que possuem fortunas ultrapassam um bilhão de dólares.

Sabe qual dado recente expõe a ferida da desigualdade profunda do Brasil. Enquanto 20 novos bilionários surgem, o País chegou a 14,3 milhões de desempregados no trimestre encerrado em janeiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em um ano, a quantidade de pessoas sem emprego aumentou em 2 milhões.

É importante ter em mente que em um cenário de uma crise cruel, os super ricos, que são donos, por exemplo, de indústrias, redes de comércio varejista, do agronegócio e dos bancos, ganhem ainda mais dinheiro. Isso aumenta mais o cenário de desigualdade social no Brasil, que tem sido agravado desde a aprovação da Reforma Trabalhista, que retirou direitos e diminuiu os ganhos dos trabalhadores, enquanto os ricos passaram a lucrar ainda mais.

Para piorar, em plena pandemia, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial massacrou o pagamento do Auxílio à população vulnerável na pandemia. Além dela, Jair Bolsonaro e sua base aliada se esforçam pra aprovar a Reforma Administrativa, que tem o objetivo de diminuir os salários dos servidores públicos, o que significa menos renda para esta categoria que compõe a classe trabalhadora e, ao contrário do que pregam os neo liberais, não é composta por uma massa de pessoas privilegiadas, já que a maioria dos trabalhadores não ganham salários altos.

19/04/2021

Aprovados no concurso público da assistência social não tomaram posse e precisam ser substituídos

Informes do Sindsasc, Quinta-feira - 15 de abril

15/04/2021