Sindicato dos Servidores da Assistencia Social e Cultural do GDF

DIAS SEGUIDOS DE AMEAÇAS E INSULTOS NO CREAS DE PLANALTINA

18/11/2022 08:33

O Sindsasc defende com veemência o direito do povo à assistência social. Lutamos muito por isso, inclusive nas greves da categoria que reivindicavam concurso público e, nos anos seguintes e ainda hoje, nomeações dos aprovados no concurso.

Quando denunciamos a falta de segurança nas unidades da assistência, principalmente na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), estamos dando continuidade à luta em defesa da assistência social e, portanto, do direito do povo ao atendimento.

É inaceitável que alguns poucos com atitudes violentas, desrespeitosas e até mesmo criminosas, não sejam responsabilizados por isso. Quando a Sedes ignora essa realidade e obriga os servidores e servidoras atenderem pessoas que têm esse tipo de comportamento, ela está potencializando a sensação de insegurança nas unidades, colocando em risco a integridade física de quem trabalha e prejudicando a imensa maioria dos usuários que não têm semelhante comportamento.

Um dos casos mais recentes ocorreu no CREAS de Planaltina. Um usuário, ao ser informado que não havia vaga para acolhimento, passou a ameaçar e insultar duas servidoras. Essas ameaças e insultos continuaram por três dias. Ressalte-se que a existência ou não de vaga para acolhimento não é de responsabilidade das servidoras, mas da gestão.

O Sindsasc reitera que, diante de qualquer agressão, física ou verbal, ou diante de qualquer ameaça à integridade física de quem trabalha nas unidades da assistência social, os serviços devem ser interrompidos imediatamente.

Já houve agressões com tapas, socos, puxão de cabelo, pedaço de madeira e objeto perfurocortante. O que mais precisa acontecer para que a Sedes tome providência? Danos materiais, ameaças de morte, agressões verbais e agressões físicas já estão tipificadas no código penal brasileiro. Compactuar com isso é estar no limite da irresponsabilidade.

Esse tema está em pauta na assembleia geral da categoria, no próximo dia 8 de dezembro. Colega servidor, colega servidora, compareça! O que está em questão é a sua integridade física e psicológica.


Ultimas Notícias


18/04/2024

CENTRAIS SINDICAIS, SINDICATOS E MOVIMENTOS SOCIAIS ORGANIZAM O 1º DE MAIO UNIFICADO

Ver Notícia

18/04/2024

CONQUISTA DA GREVE: PUBLICADA AS 40H PARA 57 SERVIDORES(AS) DA SEJUS

Ver Notícia

17/04/2024

INFORMES DO SINDSASC - Quarta-feira, 17 de Abril de 2024

Ver Notícia

17/04/2024

REUNIÃO - CRAS GAMA

Ver Notícia

16/04/2024

AUDITORIA DO TCDF CONTÉM DETERMINAÇÕES À SEDES QUE SÃO HÁ MUITO TEMPO PLEITEADAS PELA CATEGORIA

Ver Notícia

16/04/2024

RESTAURANTES COMUNITÁRIOS FUNCIONAM COM SITUAÇÕES DE INSEGURANÇA

Ver Notícia

15/04/2024

COMANDO DE GREVE CONVERTIDO EM COMANDO DE LUTA

Ver Notícia

12/04/2024

PROSSEGUE A LUTA EM DEFESA DO CECON GAMA LESTE

Ver Notícia