Sindicato dos Servidores da Assistencia Social e Cultural do GDF

EC-109 APENAS FACULTA A ADOÇÃO DE MEDIDAS DE AJUSTE FISCAL, NÃO SE TRATA DE UMA DETERMINAÇÃO

13/03/2023 11:43

Diferente da Lei Complementar 101/2000, chamada de Lei de Responsabilidade Fiscal, a Emenda Constitucional nº 109/2021 (EC 109/21), não determina a adoção de medidas de ajuste fiscal, apenas faculta tais medidas aos entes federados e municípios. Isso está explícito no Art. 167-A.

Entre as despesas consideradas obrigatórias está a folha de pagamento dos servidores efetivos. Em relação à Receita Corrente Líquida, segundo o último Relatório de Gestão Fiscal divulgado pelo GDF, o Distrito Federal gasta 46,44% com pessoal, índice inferior ao limite de alerta que é de 46,80%.

Isso indica que não é o salário do servidores o que pressiona o quadro de despesas correntes. Temos, primeiro, um problema relacionado à receita, que deve ser resolvido nos próximos dias ou semanas com o socorro a ser oferecido pelo governo federal, a título de compensação pela queda de receita devido à redução do ICMS sobre combustíveis.

O Sindsasc mantém sua pauta de reivindicações em favor dos servidores da Sedes, Sejus e SMDF. Neste momento a pauta da categoria está centrada na luta pela reestruturação da carreira e pela nomeação de todos os aprovados no concurso.

Uma postura correta e respeitosa do governo, em relação aos servidores da assistência social, seria a instalação imediata de uma mesa de negociação, seguida da apresentação de propostas concretas seja quanto aos itens de impacto financeiro, seja quanto aos demais.


Ultimas Notícias


02/06/2023

REESTRUTURAÇÃO RETIRA CRITÉRIO SUBJETIVO PARA CONCESSÃO DE LICENÇA PARA ESTUDO

Ver Notícia

01/06/2023

INFORMES DO SINDSASC — Quinta-feira, 01 de Junho de 2023 — nº 245 — ano 8

Ver Notícia

01/06/2023

SERVIDOR AGREDIDO FISICAMENTE NO SAIAF

Ver Notícia

01/06/2023

CONSELHO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL APROVA MOÇÃO DE APOIO À REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA

Ver Notícia

01/06/2023

ASSEMBLEIA DECIDIU QUE AS AGENDAS DE JULHO PREVISTAS PARA ABERTURA EM 16/06 DEVEM SER SUSPENSAS

Ver Notícia

31/05/2023

LIVE NO INSTAGRAM DO SINDSASC

Ver Notícia

31/05/2023

REUNIÃO COM SERVIDORES(AS) DAS GERSANS

Ver Notícia

30/05/2023

PLENÁRIA DO CAS (Conselho de Assistência Social)

Ver Notícia