CRAS-Riacho Fundo 2

Trata-se de um CRAS de médio porte, com uma equipe de pequeno porte. São 9200 prontuários, aproximadamente. O Riacho Fundo II tem uma população urbana estimada, para 2015, em 51.709 habitantes. Atende uma média mensal de 400 famílias. Além do Riacho Fundo 2, tem como território de abrangência as regiões do Caub 1 e Caub 2. Os desempregados somam 7,41% da população. Entre os que trabalham, 10,79% afirmam ganhar até um salário-mínimo. Mais de ¼ moram de aluguel. Sem cobertura previdenciária são 32,2% dos que trabalham. A cidade está prestes a receber milhares de novos moradores, com a entrega de apartamentos do “Minha Casa, Minha Vida”. Estão há cinco anos em um local considerado “provisório”. Trata-se de um galpão cedido pela Administração Regional. São, em média, 30 cestas de alimentos concedidas diariamente. Os atrasos nas entregas dos benefícios e no atendimento devido ao pouco número de servidores têm provocado situações de agressão verbal e até física. O espaço da acolhida comporta no máximo 6 pessoas. Não há área externa coberta. Animais peçonhentos já foram encontrados na área do CRAS. Não há banheiro específico para servidores e usuários. Não há separação de salas após a acolhida. As salas são definidas por divisórias cujas paredes não chegam ao teto. Não há vedação acústica. É impossível atendimento particularizado. O filtro do bebedouro nunca foi trocado. O material de uso contínuo fica no COSE da Granja das Oliveiras. Houve invasão na Unidade, acarretando roubo de arma dos vigilantes. Clique nas fotos e veja.