Todo o apoio ao povo do Equador

09/10/2019 16:27

Neste momento há uma revolução em curso no Equador. Não há predeterminação nos acontecimentos históricos, por isso qualquer avaliação ou caracterização desse processo é ainda bastante prematura.

O fato é que o governo não consegue conter a revolta que se instalou no país, principalmente entre a classe trabalhadora, após a imposição de uma série de medidas à mando do Fundo Monetário Internacional (FMI). Entre essas medidas está o fim do subsídio aos combustíveis derivados do petróleo, o que teria causado aumento de até 120% em alguns deles.

Os vídeos abaixo mostram a exuberante mobilização popular. São trabalhadores e indígenas que atenderam ao chamado primeiro dos sindicatos para uma ação contra os planos de ajuste fiscal. Esse enredo é conhecido no Brasil, embora não tenhamos, ainda, conseguido concretizar um movimento com a mesma envergadura do equatoriano.

Soubemos que nos últimos dias tem havido um crescimento da repressão, incluindo possível mortes de manifestantes. Em sem confirmando essa deplorável notícia, externamos nossa solidariedade ao povo equatoriano e nos irmanamos em sua luta contra os malefícios da política neoliberal, pró-mercado e antipovo.

Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Candangolândia recebe reunião aberta da assistência social em 30 de outubro

Sessão solene em homenagem aos Servidores Públicos

Assembleia Popular Contra o Feminicídio é realizada em 26 de outubro