Brasil vive combinação de três crises

13/04/2021 14:48

Governo de extrema-direita é o principal fator dessa combinação

Nosso país vive três graves crises simultâneas: econômica, sanitária e política. As duas primeiras causam imenso sofrimento ao povo, a última pode gerar uma saída.

São terríveis os indicadores econômicos e dramáticas as suas consequências sociais. A combinação de desemprego elevado, subemprego e desalento, faz o Brasil chegar a uma grave insegurança alimentar para milhões de famílias. A fome avança de forma avassaladora. O endividamento cresce entre assalariados. Micro, pequenos e médios empresários fecham seus negócios.

A responsabilidade maior por esse descalabro é a extrema-direita liderada por Jair Bolsonaro. A falta de vacina, fruto de uma postura negacionista de Bolsonaro, aliada ao desrespeito ao distanciamento social e até mesmo à condenação ao uso de máscaras, fizeram com que o Brasil se tornasse epicentro mundial da pandemia. Não foram só empregos destruídos, mas também vidas. No caso, mais de 350 mil e aumentando terrivelmente.

As crises econômica e sanitária são motivo de grande sofrimento para a maioria da população, mas não para os bilionários, que conseguiram aumentar sua fortuna em mais de 34 bilhões de reais.

A crise política é o que pode nos fornecer alguma solução. Isso passa necessariamente pelo julgamento do principal responsável pela dimensão da pandemia e por estar aproveitando este momento para atacar direitos da classe trabalhadora. Nos referimos a Jair Bolsonaro.

25/04/2024

INFORMES DO SINDSASC - Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 - Nº 271 - ANO 9

24/04/2024

SINDSASC ENTREVISTA - 25 de Abril às 17h | A assistência social e o acolhimento a pessoas com necessidades de atendimentos de saúde mental.

1º DE MAIO UNIFICADO TEM O CHAMADO DE 5 CENTRAIS SINDICAIS