Rollemberg engole seco sua demagogia

04/10/2017 14:33

É interessante (se não fundamental) conhecer como opera cada político em na sua relação com os coletivos, movimentos sociais e sindicatos. O que está exposto no vídeo abaixo é um exemplo claro de que como Rollemberg age.
Na última segunda-feira, no dia 02/10, houve um encontro entre o governador e catadores do Lixão Estrutural quando seria anunciado o encerramento das atividades do aterro. E o clima geral era de reprovação à postura do GDF quanto a esse processo.
Rollemberg abre a fala afirmando que ele sim é preocupado com a catgora - ao dar-lhes uma bolsa e melhores condições de trabalho - ao contrário dos presidentes das cooperativas que em suas palavras, "enriquessem a custa dos catadores". Em suma, um discurso demagogo, populista e agressivo de ataque aos órgãos de representatividade dessa categoria.
O que se vê em seguida é um desmentido coletivo de toda a fala demagógica do governador. Rollemberg, visivelmente constrangido e contrariado, tem que engolir seco toda a sua demagogia. As imagens são claríssimas. Vale a pena conferir todo o vídeo.
O que aconteceu nessa ocasião nos faz pensar qual é a estratégia de Rollemberg: atacar todo um segmento tendo como alvo as suas entidades representativas. Faz isso com os catadores e fez isso com os servidores públicos, ao afirmar em discurssos que os sindicatos seriam contrários à aprovação da unificação dos fundos de aposentadoria apostando na lógica do quanto pior melhor.
Rollemberg elege o servidor seu inimigo quando demoniza os sindicatos.
Para um político que se gaba como uma alternativa à velha política, tal estratégia de enfrentamento político é das mais mais velhas.
É fundamental, também, enaltecer a união dos catadores e catadoras que ensinam, a partir desse belo exemplo, o quanto a união e o espírito de coletividade se sobressaem a todo o tipo de ataque.
O vídeo foi feito pela advogada Alinne Marques, advogada das coopertativas e do movimento dos catadores e catadoras.

VISITA AO CRAS P-SUL CONSTATA INADEQUAÇÃO DE OBRA

03/05/2024

SEDES CRIA GT SOBRE TEMA DE IMENSA SENSIBILIDADE: JORNADA DE TRABALHO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES

SECRETARIA DA MULHER NÃO CUMPRE ACORDO E LISTA DAS 40H NÃO É PUBLICADA