Sindicato dos Servidores da Assistencia Social e Cultural do GDF

Eleições do CDCA-DF

30/10/2018 15:23

 

No dia 25 de outubro, o Sindsasc participou de mais um momento de luta, por garantia de direitos na assistência social. Participamos da eleição a uma das vagas da sociedade civil no Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente do Distrito Federal (CDCA-DF).

O CDCA/DF é um órgão ou instância colegiada de caráter deliberativo, formulador e normatizador das políticas públicas, controlador das ações, gestor do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal FDCA/DF, legítimo, de composição paritária e articulador das iniciativas de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Sendo assim, sob a perspectiva de suas prerrogativas tem competência para promover ações voltadas para a promoção e garantia dos direitos, bem como de regular e controlar as ações governamentais e não governamentais que dizem respeito a política públicas para às crianças e adolescentes, uma vez que este segmento tem garantido por Lei, prioridade absoluta em todas as políticas públicas (saúde, educação, assistência social, cultura, esportes...).

Dessa forma o CDCA é um órgão público e tem em suas prerrogativas e competências no trabalho com as políticas sociais, inter e multi setoriais, na perspectiva da garantia e promoção da política da infância e juventude, respeitando o princípio da incompletude institucional, prevista em Lei no que tange ao atendimento em rede às crianças e adolescentes. Deve exercer o controle das ações e a promoção de direitos no segmento da infância e adolescência, de forma universal, sendo o local natural de luta e permanência do SINDSASC.

Desta forma o Sindsasc – 24 votos; Sindicato dos Trabalhadores. em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas do Distrito Federal - SINTIBREF-DF – 27 votos, Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF - SINPROEP/DF – 21 votos, tornaram se os três representantes das organizações sindicais, entidades ou associações de classe com atuação na área da criança e do adolescente no CDCA/DF.

 

 

Juventino Luciano Mondadori de Oliveira
Especialista em Assistência Social - EAS
Conselheiro de Direito do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente do Distrito Federal


Ultimas Notícias


27/03/2024

SINDSASC ENTREVISTA - Comentários sobre a Nova Lei de Carreira

Ver Notícia

27/03/2024

DIVULGAMOS AS TABELAS RESULTANTES DA REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA

Ver Notícia

26/03/2024

CRITÉRIOS PARA MOBILIDADE NA CARREIRA PODEM SER DEFINIDOS COM PARTICIPAÇÃO DO SINDICATO

Ver Notícia

26/03/2024

NOVA LEI, AO SIMPLIFICAR O PROCESSO DO CONCURSO PÚBLICO, PODE ACELERAR NOMEAÇÕES DE APROVADOS

Ver Notícia

25/03/2024

SANÇÃO DO PL DE REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA DEVE SER NO PRÓXIMO DIA 27

Ver Notícia

25/03/2024

NOVA LEI DE CARREIRA DÁ MAIS PROTEÇÃO A AUXILIARES

Ver Notícia

22/03/2024

INFORMES DO SINDSASC - Domingo, 24 de Março de 2024

Ver Notícia

22/03/2024

NOVA LEI MANTEVE O QUANTITATIVO DE CARGOS NA CARREIRA

Ver Notícia