Sindicato dos Servidores da Assistencia Social e Cultural do GDF

Em defesa do Consea, Sindsasc apoia o Banquetaço DF, dia 27 de fevereiro

12/02/2019 07:24

 

 

Ainda nos primeiros dias do novo governo federal, foi decretado o fim do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), órgão responsável por criar, em diálogo com o poder público e a sociedade civil, políticas públicas que implementem o direito humano fundamental à alimentação adequada e saudável. A medida representa um favorecimento ao agronegócio em detrimento de produções seguras e soberanas de alimento. Por isso está sendo organizado o Banquetaço, ato que será realizado em várias cidades do país no dia 27/02 (quarta- feira) às 12 horas, contra a extinção do CONSEA. Em Brasília, o palco para nosso ato será próximo ao Conjunto Nacional (na parte externa da Rodoviária), com diversas representações da sociedade civil. O Sindssasc apoia e participa da iniciativa em Brasília.

“O direito humano à alimentação adequada é um direito reconhecido pela Constituição Federal, pela emenda que inclui a alimentação como uma das garantias fundamentais do cidadão brasileiro. O Consea é a voz da sociedade nos processos decisórios relacionados ao direito à alimentação digna, justa e consciente, no Brasil. Com um caráter intersetorial, se consolidou a partir do diálogo, reunindo setores diversos que trabalham com “comida de verdade”, em todas as etapas do processo: desde a escolha da semente (origem), técnicas de produção sustentáveis, aproveitamento integral dos alimentos e reciclagem (meio ambiente) até o consumo, incluindo a utilização biológica e seus riscos à saúde. O Consea é a favor da agroecologia, do fortalecimento da agricultura familiar, do empoderamento das mulheres rurais e da fixação da juventude no campo; é um órgão que diz respeito a toda sociedade, tendo em vista que todos somos titulares do direito à alimentação adequada e saudável”, destaca a professora da Faculdade de Saúde da UnB e uma das participantes do coletivo organizador do Banquetaço DF, Anelise Rizzolo.

Entenda o Banquetaço

O Banquetaço é um ato de solidariedade com aqueles que necessitam do fornecimento de alimentação pública, um congraçamento em torno da mesa com vistas à inclusão social. Somos um Movimento político apartidário que mobiliza a sociedade civil, movimentos sociais, organizações, coletivos e profissionais pela soberania e segurança alimentar. Um Movimento de defesa da boa alimentação no Brasil. Um Coletivo mobilizador de redes que por meio de banquetes públicos visibiliza questões políticas e alimentares urgentes e pressiona por tomadas de decisões em prol do direito humano à alimentação adequada.

Em 2017 agricultores; nutricionistas, participantes do Conselho Municipal de Alimentação de SP, cozinheiros e ativistas realizaram um ato diante do teatro municipal de São Paulo onde foram servidas 2.000 refeições gratuitas, com alimentos produzidos por agricultores orgânicos da Cidade de São Paulo, doações de temperos e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) da Horta da USP; doações de alimentos por empresários e coleta de alimentos que seriam descartados pelo CEASA.Em 2018, após o incêndio no Largo Paissandu, os ativistas do Banquetaço se organizaram em duas cozinhas cedidas por donos de restaurantes locais e serviram alimentos para os desabrigados.

Em Goiás o último Banquetaço culminou na aprovação da política pública que insere orgânicos na alimentação escolar. Atualmente o grupo de ativistas tem apoiado a iniciativa da plataforma #ChegadeAgrotóxicos e lutado pela aprovação da PNaRA - Política Nacional de Redução dos Agrotóxicos.

Atualmente, o Banquetaço está organizando atos simultâneos em vários estados, a favor da manutenção do Consea. A ideia é congregar a sociedade em torno de uma mesa farta, com alimento bom, limpo e justo, no dia 27 de fevereiro, a partir das 12h em várias cidades do país, para denunciar o risco da extinção do CONSEA para o cumprimento do Direito à Alimentação Adequada e Saudável.

O coletivo Baquetaço conclama à sociedade civil e política (principalmente os tomadores de decisões, como os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Ministério da Cidadania) para a importância do CONSEA, da vontade legítima de participação democrática por parte de cidadãos dispostos a colaborar com seus conhecimentos no desenho de planos e projetos em prol do direito humano à alimentação adequada e saudável no país.

 

Serviço:
Banquetaço DF
Dia 27 de fevereiro, às 12h, próximo ao Conjunto Nacional (na parte externa da Rodoviária)

 

Abaixo assinado contra a extinção do Consea Nacional

 

Página Oficial do Consea no Facebook

 

Página Oficial do Banquetaço no Facebook

 

Vídeo retratando a experiência do 1o Banquetaço em SP

 


Ultimas Notícias


24/12/2024

INFORMES SINDSASC – 24 de Dezembro de 2024 – n° 295 – ano 9

Ver Notícia

23/12/2024

SUBSTITUIÇÃO DA GTIT PELA GH, NO DETRAN, TEVE APOIO DO DIRETOR-GERAL

Ver Notícia

23/12/2024

RECESSO DE NATAL E FIM DE ANO COM MUITO LAZER E DESCANSO

Ver Notícia

20/12/2024

SINDSASC ENTREVISTA - A PAUTA DO SINDICALISMO COMBATIVO NOS DIAS ATUAIS

Ver Notícia

20/12/2024

PARECE UM RESERVATÓRIO DE ÁGUA, MAS É O CRAS DO RECANTO DAS EMAS I

Ver Notícia

20/12/2024

DEPUTADOS E SENADORES ARROCHAM SALÁRIO MÍNIMO, AO MESMO TEMPO EM QUE MANTÊM SUPERSALÁRIOS DE UMA MINORIA PRIVILEGIADA

Ver Notícia

20/12/2024

CRAS GAMA, APÓS OBRAS DE MANUTENÇÃO, FOI INUNDADO

Ver Notícia