O Sindsasc apresentou à Secretaria de Desenvolvimento Social e à Secretaria de Justiça, há alguns meses, a posião de que o Conselho Tutelar I deve ser retirado do complexo da assistência social da cidade de Planaltina. No dia último 19 de junho tivemos reunião com o chefe de gabinete da Sedes, que nos informou já estar tomada a decisão de retirada do Conselho Tutelar do complexo da assistência social.
Temos respeito pelo trabalho do Conselho Tutelar e defendemos que sejam todos fortalecidos, inclusive dotando de melhores condições de trabalho aos conselheiros e conselheiras. A situação de Planaltina, no entanto, é peculiar e precisa ser resolvida com a separação físicas dos equipamentos públicos.
Um dos problemas é a incompreensão da política de assistência social por parte de uma conselheira que instigou animosidades entre a população e os servidores da assistência social, o que chegou mesmo a motivar uma denúncia por parte do sindicato junto à Comissão de Ética dos conselhos. Até o momento, de forma incompreensível, a referida Comissão não se manifestou.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Justiça precisam resolver essa questão imediatamente, sob pena de causar ainda mais transtornos ao Cras e ao Creas, já bastante prejudicados pela escassez de servidores, pelas más condições de trabalho e pelos problemas causados pela conselheira.