XIII Conferência de Assistência Social rejeita terceirização

22/11/2019 13:31

Realizada nos últimos dias 20 e 21 a XIII Conferência de Assistência Social reuniu quase 400 participantes, dos diversos segmentos: trabalhadores, assistidos, conveniadas e governo.

Foi expressiva a participação de servidoras(es).

Na plenária final, várias propostas foram aprovadas, a maioria por consenso. Um momento importante foi a discussão sobre o Edital de Chamamento Público nº 2, o que prevê a terceirização do preenchimento e atualização do Cadastro Único. Como era de se esperar, os representantes do governo saíram em defesa dessa prática, mas a votação demonstrou que a ampla maioria, em torno de 80%, rejeitava essa proposta, tendo sido aprovada uma resolução que propunha a revogação do Edital e, na mesma proposta, a imediata convocação dos aprovados em concurso, além da destinação de recursos para pagamento dos benefícios e para melhorar as condições de trabalho dos servidores.

A se ressaltar a discussão trazida por pessoas atendidas pela assistência no sentido de abandonarmos o termo "usuário". Há tempo que o sindicato tem procurado evitar esse termo, sendo substituído por "população atendida" ou simplesmente por "assistidos".

Na próxima semana teremos a Conferência Democrática Nacional de Assistência Social. Do segmento trabalhadores foram eleitos para nos representar na Conferência Nacional: Carmem de Oliveira, aposentada, Mirella Oliveira, do CREAS da Diversidade, Camila Inácio, do CREAS Brasília e Marcos Celso, do CREAS Gama.

REUNIÃO COM SERVIDORES(AS) DOS RESTAURANTES COMUNITÁRIOS

CONTRACHEQUE DE ABRIL DOS(AS) AUXILIARES NÃO ESTÁ CORRETO

INFORMES DO SINDSASC - Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 - Nº 271 - ANO 9

24/04/2024

SINDSASC ENTREVISTA - 25 de Abril às 17h | A assistência social e o acolhimento a pessoas com necessidades de atendimentos de saúde mental.