Sindicato dos Servidores da Assistencia Social e Cultural do GDF

Interferência política prejudica assistência social em Planaltina

30/01/2020 09:16


Há mais de um ano o sindicato tem procurado a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) a fim de solucionar o problema de falta de espaço no Centro de Referência especializada em Asistência Social (Creas) de Planaltina.

Nas dependências do Creas estão instalados o Instituto Ipês e o Conselho Tutelar I. Isso gerou precarização das condições de trabalho à medida em que os atendimentos que requerem privacidade não podem ser feitos nessa condição. Os Creas atendem pessoas vítimas de violência doméstica, violência de gênero, em situação de rua, dentre outras situações que desvelam vulnerabilidade social. Só o de Planaltina tem um atendimento médio mensal de 400 pessoas, das quais 179 são de acompanhamento sistemático. Devido ao pequeno número de servidores, há uma demanda reprimida de aproximadamente 120 casos.

A Sedes reformou um prédio a fim de abrigar o Conselho Tutelar e a Sejus teria disponibilizado um recurso mensal para locação de imóvel. Mesmo assim o Conselho Tutelar I permanece nas dependências do Creas, dificultando o funcionamento da unidade.

Tem havido interferência política, conforme relatado em redes sociais. É lamentável que isso aconteça. A Sedes e a Sejus devem providenciar imediatamente a instalação do Conselho Tutelar I em local adequado. Essas secretarias não podem ter sua atuação premida por interesses políticos externos e alheios à assistência social. Os direitos da população atendida na assistência, assim como as condições de trabalho dos servidores, devem estar acima dos interesses políticos.

O Sindsasc, por diversas vezes, externou seu respeito ao Conselho Tutelar. Justamente por isso achamos que este importante órgão garantidor de direitos deve ter sua própria instalação, sem que isso prejudique o bom funcionamento dos órgãos da assistência social, já bastante fragilizados por diversos outros fatores.

 

 

Foto: Reprodução/ Vídeo MDS


Ultimas Notícias


10/01/2025

RETIRADA DE BRIGADISTAS DOS RESTAURANTES COMUNITÁRIOS: RISCOS E CONSEQUÊNCIAS

Ver Notícia

09/01/2025

MATÉRIA NA TV GLOBO CONFIRMA DIAGNÓSTICO APRESENTADO PELO SINDICATO: FALTA SERVIDORES PARA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Ver Notícia

07/01/2025

CRAS AREAL EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS E PERIGOSAS

Ver Notícia

06/01/2025

MULHER É VÍTIMA DE FEMINICÍDIO NA CIDADE ESTRUTURAL

Ver Notícia

06/01/2025

INFORMES DO SINDSASC - Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2025 - Nº 296 – ANO 10

Ver Notícia

03/01/2025

Matéria destaca parceria entre SEDES e IPEDF para o Censo da População em Situação de Rua

Ver Notícia

02/01/2025

RETROSPECTIVA SINDSASC 2024

Ver Notícia