Precisamos retirar a assistência social no DF da situação de colapso em que se encontra
Há alguns anos a política pública de assistência social encontra-se em colapso no Distrito Federal. Essa realidade, infelizmente, agravou-se neste início de 2020.
As servidoras e servidores têm sofrido com a precarização das condições de trabalho. Além de estarmos há 52 meses com nossos salários sendo pagos a menor, ainda temos vivenciado situações de ameaças à nossa integridade e com acúmulos de agressões verbais e físicas.
A população que atendemos, compreensivelmente irritada com a violação dos seus direitos, devido ao atraso nos depósitos do Bolsa Família, atraso no recebimento dos benefícios eventuais e demora para conseguir atendimento, tem destinado sua irritação sobre quem lhe atende, os servidores e servidoras da assistência.
Ocorre que a responsabilidade pela violação dos direitos do povo é exclusivamente dos governos. É o governo federal quem tem dilapidado o Bolsa-Família e o INSS, e isso repercute diretamente nas Unidades da assistência social, em particular nos CRAS e CREAS. É o GDF o responsável pelo atraso no pagamento dos benefícios eventuais e pela incapacidade de atendimento à demanda, devido ao pequeno número de servidores.
Ao mesmo tempo em que denunciamos essa realidade, conclamamos ao conjunto da população para que esteja ao nosso lado na luta em defesa da assistência social, política pública absolutamente essencial em um país que tem os níveis de desigualdade como o nosso.
Nesse sentido estamos organizando um Ato Público no próximo dia 18 de março, em frente ao Ministério da Cidadania, a fim de defender o Programa Bolsa-Família e exigir que o governo federal resolva as pendências, já no absurdo número de 1 milhão de famílias contempladas e que não estão recebendo o seu benefício. Todos e todas que compreendem a importância da assistência social e se dispõe a lutar em defesa, estão convidados(as) a participar.
Ultimas Notícias
10/01/2025
RETIRADA DE BRIGADISTAS DOS RESTAURANTES COMUNITÁRIOS: RISCOS E CONSEQUÊNCIAS