NOTA DE REPÚDIO A JAIR BOLSONARO

20/04/2020 06:46

EM DEFESA DA VIDA E DA DEMOCRACIA

A diretoria do Sindicato dos Servidores e Empregados da Assistência Social e Cultural do GDF, SINDSASC, manifesta seu repúdio ao senhor Jair Bolsonaro, presidente da República.

Neste domingo, dia 19, o senhor Bolsonaro esteve em ato público, em frente ao Comando Geral do Exército. Essa atitude, por si só, seria motivo de condenação tendo em vista que o mundo todo encontra-se sob a ameaça do Covid-19, e uma das medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo próprio Ministério da Saúde é o isolamento social, com expressa desautorização de aglomerações. Em respeito a tais determinações, o SINDSASC cancelou a assembleia geral da categoria, que estava marcada para 31/03. Bolsonaro, com essa atitude irresponsável, contribui para disseminar o contágio e criar dificuldades ao sistema de saúde pública.

Igualmente grave foi a participação em um ato ilegal porque defensor do retorno à ditadura militar e ao deplorável AI-5. Muitos servidores públicos foram perseguidos pela ditadura instalada em 1964 e agravada em 1968 quando da imposição do AI-5. Sindicatos sofreram intervenção, sindicalistas foram presos, torturados e mortos. Defender a chamada intervenção militar deve ser compreendido como um crime contra a Constituição e contra a humanidade, considerando a tortura ostensivamente praticada por aquele regime hediondo.

A diretoria do SINDSASC não poderia se omitir face a tão grave acontecimento. Repudiamos essa atitude de Jair Bolsonaro. Com todas as nossas forças lutaremos em defesa das liberdades democráticas e dos direitos e conquistas da nossa categoria e do conjunto da classe trabalhadora brasileira.

DITADURA NUNCA MAIS

Brasília, 19/04/2020

Diretoria do SINDSASC

07/05/2024