A crise econômica e social tem causado vertiginoso crescimento da população em situação de rua. No inverno o infortúnio aumenta. Com a pandemia, quando se exige muita higienização e cuidados com a saúde a fim de reforçar imunidades, o problema adquire maior dramaticidade.
O abrigo temporário instalado no autódromo pode ser fechado. O governo ainda não se manifestou sobre o tema, apesar dos apelos feitos pelos próprios usuários e lideranças do movimento.
No Centro-Pop Brasília essa indefinição já está gerando sobrecarga de demanda. Pessoas com sérios problemas de saúde - incluindo câncer - podem ser colocadas na rua com o fechamento do abrigo.
Os atendimentos presenciais em número muito superior ao definido nas normativas da assistência social, geram sobrecarga de trabalho e expõe servidores e usuários aos riscos do contágio pelo coronavírus. Agendamentos para especialistas já estão lotados até o final de agosto.
Neste cenário é importante que se mantenha o abrigo provisório e que se acelere a nomeação dos aprovados no concurso imediatamente após a homologação dos resultados. Outra necessidade é dar condições de trabalho aos servidores. O sindicato tem informações de que falta até sabonete para a higiene pessoal dos assistidos pelo Centro-Pop.
Ultimas Notícias
10/01/2025
RETIRADA DE BRIGADISTAS DOS RESTAURANTES COMUNITÁRIOS: RISCOS E CONSEQUÊNCIAS