Medida está sendo tomada pela Secretaria da Mulher
Diante da absoluta falta de servidor, as secretarias nas quais atua a carreira pública da assistência social vivem de improvisos que terminam por ampliar a precarização dos serviços. A mais recente refere-se à imposição da Secretaria da Mulher para que servidores dos Núcleos de Atendimentos às Famílias e Autores de Violência Doméstica - NAFAVDs, sejam deslocados para atendimento no Setor Comercial Sul, SCS, como parte do chamado Plano de Ação/2020 de atendimento à população em situação de rua na região.
A primeira observação a ser feita é que no referido Plano de Ação são citadas sete secretarias, mas não consta a Secretaria da Mulher. Independente da opinião que possamos ter sobre esse tipo de ação, o fato é que ao deslocar servidores dos NAFAVDs teremos um prejuízo no serviço oferecido pelos Núcleos, tendo em vista a demanda crescente e a considerável lista de espera de quem busca ou de quem é encaminhado para atendimento.
O sindicato considera esse enfraquecimento dos NAFAVDs um grande equívoco da Secretaria da Mulher e reitera posição já bastante difundida: para melhorar e ampliar os serviços na política de proteção à mulher, o melhor a ser feito é contratar imediatamente os aprovados no concurso público, assim que o resultado seja homologado.
Da mesma forma entendemos em relação aos Centros-Pop e Creas, unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social que são próprias para o atendimento à população em situação de rua. Também precisam ser fortalecidas, com melhores equipamentos e ampliação do quadro de servidores.
Não somos adeptos dos improvisos e não apoiamos serviços de caráter provisório que, na maioria das vezes, têm caráter propagandístico.
Ultimas Notícias
10/01/2025
RETIRADA DE BRIGADISTAS DOS RESTAURANTES COMUNITÁRIOS: RISCOS E CONSEQUÊNCIAS