O Brasil alcançou a marca de 14,6% de taxa de desemprego, o que significa um total de 14,1 milhões de brasileiros desempregados. Os dados são referentes ao terceiro trimestre deste ano.Em relação ao segundo trimestre, o aumento foi de 1,1 milhão de pessoas sem emprego. O resultado catastrófico é resultado da política econômica, agravada pela Emenda Constitucional 95, conhecida como a PEC da Morte.
A Emenda, aprovada em 2016, congela os gastos da União com despesas primárias por um período de 20 anos. A medida massacra a população por limitar os já baixos investimentos em saúde, educação e assistência social, por exemplo. Aliada a esse massacre, temos a política econômica neoliberal extrema de Paulo Guedes, responsável por causar arrocho salarial e precariedade dos empregos.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad), há diferença na taxa de desocupação de trabalhadores por gênero: 12,8% para os homens e 16,8% para as mulheres. Entre as pessoas pretas, a taxa foi de 19,1%, enquanto a dos pardos foi de 16,5%, ambas acima da média nacional. A menor taxa foi a dos brancos: 11,8%. A pesquisa mostra ainda que os jovens são o grupo etário com a maior taxa de desocupação no terceiro trimestre. Um total de 44,2% das pessoas 14 e 17 anos estão desocupadas.
Ultimas Notícias
10/01/2025
RETIRADA DE BRIGADISTAS DOS RESTAURANTES COMUNITÁRIOS: RISCOS E CONSEQUÊNCIAS