Secretaria de Desenvolvimento Social precisa urgentemente de novos agentes sociais

18/01/2021 08:30

Especialidade é responsável pelo Cadastro Único

Uma das atribuições dos agentes sociais, uma das especialidades do cargo de Técnico em Assistência Social (TAS), é o preenchimento do Cadastro Único, principal instrumento da assistência, sem o qual não é possível acessar benefícios e demais direitos.

Um total de 25.276 pessoas (dados coletados em 15/01/2021) aguardam vagas para atendimentos nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), isso sem considerar a demanda dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Unidades de Acolhimento. Compete principalmente ao agente social realizar esse primeiro atendimento.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) nomeou apenas 90 agentes sociais aprovados no concurso. Outros 510 aguardam nomeação. Segundo a própria secretaria, há 465 vacâncias para o cargo de TAS. Não preencher essas vacâncias é uma irresponsabilidade do governo.

Para agravar a situação dos Cras, a Sedes tem deslocado agentes sociais para atendimento no "Na Hora". Essa iniciativa só seria correta se houvesse nomeações suficientes de modo a não sacrificar a capacidade de atendimento dos Cras.

Por isso, o Sindsasc tem insistido pela imediata reposição de todas as vacâncias na assistência social.

SINDSASC ENTREVISTA - Comentários sobre a Nova Lei de Carreira

27/03/2024

NOVA LEI PREVÊ QUE OS CARGOS EM COMISSÃO SEJAM EXERCIDOS PREFERENCIALMENTE POR SERVIDORES DE CARREIRA

DIVULGAMOS AS TABELAS RESULTANTES DA REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA