Sindicato dos Servidores da Assistencia Social e Cultural do GDF

Informes do Sindsasc, Segunda-feira - 08 de março

08/03/2021 09:46

INFORMES DO SINDSASC

Segunda-feira, 08 de março.

VIVA O 8 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER. A data está diretamente relacionada a uma greve. Portanto, trata-se, antes de tudo, da lembrança de uma luta trabalhista, de uma luta da mulher trabalhadora. Com o tempo, os governos, empresários e políticos oportunistas foram se apropriando da data e transformando-a em algo descolado de seu sentido original. O Sindsasc exalta o 8M e se soma às mulheres e homens que denunciam o machismo e a misoginia, em todas as suas expressões, sobretudo em suas formas mais violentas, que afrontam o mais natural dos direitos: a vida. Nos irmanamos à luta pela igualdade de gênero, sabendo que ela é indissociável da luta pela igualdade social. Às mulheres em geral, e em particular às da carreira pública da assistência social, nosso cumprimento e respeito.

MATÉRIA NA MÍDIA SINALIZA PARA POSSÍVEL VACINAÇÃO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL. Informação consta de notícia publicada no portal Metrópoles e teria sido a partir de uma fala pública do governador. O governo federal, por outro lado, manteve a assistência social fora dos grupos prioritários da vacina, embora nos considere serviço essencial. O sindicato tem insistido junto à Secretaria de Saúde para que sejamos incluídos como grupo prioritário. O problema é que não há vacina. O governo federal, incompetente e negacionista, não toma as providências necessárias e ainda impede governos estaduais e prefeituras de comprarem as vacinas. No DF o governador Ibaneis acaba se subordinando a essa política e, ao contrário de outros governadores, não toma iniciativa de aquisição da vacina.

PEC-186 PODE SER VOTADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. Como temos informado constantemente, é preciso que estejamos atentos e mobilizados face aos projetos que tramitam no Congresso Nacional. A chamada PEC emergencial usa o auxílio-emergencial como pretexto para congelar salário de servidor, dificultar concursos e travar nomeações. Na Câmara precisamos fazer pressão sobre a bancada do DF para que a rejeite, separando a votação do auxílio-emergencial dos demais itens. Jair Bolsonaro recebeu a presidência com o país tendo mais de 370 bilhões de dólares em reserva internacional. No câmbio de hoje isso soma aproximadamente 20 trilhões de reais, em dólar, euro, outras moedas e em ouro. Parte desse recurso o governo federal já gastou remunerando o insaciável capital financeiro, de modo que no final de 2020 as reservas tinham caído para US$ 359 bilhões. Ainda assim é muito dinheiro, bastaria o governo destinar 0,2% das reservas internacionais que seria possível custear o auxilia emergencial sem esfolar o servidor público, mas a opção de Bolsonaro, Guedes e Lira é em favor do capital financeiro e contra os servidores, sempre.

GDF/SECRETARIA DE ECONOMIA E SEJUS, já podem parar a enrolação e nomear 50 novos servidores. Vamos pressionar para que essas nomeações sejam publicadas nesta semana, impreterivelmente. São 32 técnicos em assistência social e 18 especialistas. Esse número, segundo a Sejus, corresponde às vacâncias existentes na Secretaria. O sindicato afirma que se trata de um número subestimado, porque retroagiu somente a 2011, quando o certo seria 1989.
 
 


Ultimas Notícias


14/01/2025

SINDSASC ENTREVISTA - APOSENTANDO NA CARREIRA PUBLICA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Ver Notícia

14/01/2025

INFORMES DO SINDSASC - Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025 - Nº 297 – ANO 10

Ver Notícia

10/01/2025

RETIRADA DE BRIGADISTAS DOS RESTAURANTES COMUNITÁRIOS: RISCOS E CONSEQUÊNCIAS

Ver Notícia

10/01/2025

O SINDSASC ACOMPANHA REUNIÃO NA SAIM

Ver Notícia

09/01/2025

MATÉRIA NA TV GLOBO CONFIRMA DIAGNÓSTICO APRESENTADO PELO SINDICATO: FALTA SERVIDORES PARA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Ver Notícia

07/01/2025

CRAS AREAL EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS E PERIGOSAS

Ver Notícia

06/01/2025

MULHER É VÍTIMA DE FEMINICÍDIO NA CIDADE ESTRUTURAL

Ver Notícia

06/01/2025

INFORMES DO SINDSASC - Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2025 - Nº 296 – ANO 10

Ver Notícia