Caso Rodrigo Pilha precisa ser elucidado e os responsáveis punidos

02/05/2021 12:32

A diretoria do Sindsasc tomou conhecimento por publicação do portal "Revista Fórum" que o ativista Rodrigo Pilha foi torturado nas dependências do Centro de Detenção Provisória II, instituição do Governo do Distrito Federal. Trata-se de um crime hediondo, tipificado internacionalmente como crime contra a humanidade.

O caso requer imediata investigação e, se confirmada a tortura, os responsáveis devem ser identificados, punidos, e afastados do convívio social. No passado tenebroso da ditadura militar, os casos de torturas e assassinatos em prisões eram comuns, muitos perderam a vida dessa forma, inclusive sindicalistas. É repugnante que essas práticas se repitam em plena vigência da Constituição cidadã e na vigência das liberdades democráticas, embora ameaçadas pela extrema-direita bolsonarista que, segundo a matéria da "Revista Fórum", tem participação no fato em questão.

O Sindsasc tem respeito pela categoria dos policiais penais, inclusive compartilhamos espaços em assembleia na Praça do Buriti com o sindicato que representa a categoria. Exatamente porque temos respeito pela categoria e por sua entidade representativa é que instamos a mesma a se manifestar sobre o ocorrido. Em nosso meio não há lugar para torturadores nem para quem compactua com a tortura.

Brasília, 02/05/2021

03/05/2024

SECRETARIA DA MULHER NÃO CUMPRE ACORDO E LISTA DAS 40H NÃO É PUBLICADA

03/05/2024