Sindsasc explica: 12 motivos para o engajamento nos atos contra Bolsonaro

24/06/2021 12:42

A diretoria do Sindsasc discutiu razões para participar das manifestações contra Bolsonaro que têm ocorrido por todo o Brasil. Veja nossa lista de razões:

1- Durante a campanha eleitoral, o então candidato Jair Bolsonaro disse que era preciso "acabar com os sindicatos no Brasil". Assim que assumiu, enviou à Câmara a MP-873 que na prática concretizava sua intenção de acabar com as entidades trabalhistas.

2 - A reforma da previdência proposta por Bolsonaro e aprovada no Congresso, sacrificou os servidores públicos do GDF, principalmente os aposentados, com o aumento da contribuição previdenciária. Bolsonaro, por sua vez, aposentou com 33 anos de idade.

3 - O governo federal não só manteve a Emenda Constitucional nº 95, que congela investimentos públicos em áreas sociais, como impôs uma nova mudança na Constituição que dificulta aumentos salariais e nomeações no serviço público, a PEC-186.

4 - Bolsonaro é um negacionista e por isso é o principal responsável pela dimensão que a pandemia teve em nosso país. Ele recusou a compra de vacina quando foi ofertada em 2020, propaga um falso tratamento precoce, se opõe ao uso de máscaras e combate o isolamento social.

5 - Jair Bolsonaro não respeita a dor das famílias que perderam seus entes. Faz chacota com o sofrimento de quem não consegue respirar por causa da Covid. Insulta os que têm medo do contágio pelo coronavírus. É incapaz de demonstrar qualquer solidariedade com o sofrimento alheio.

6 - O líder da extrema-direita brasileira é um radical que não respeita o próprio cargo que ocupa. É agressivo e violento contra jornalistas, principalmente mulheres. Estimula atos antidemocráticos, ilegais e inconstitucionais. Ele representa uma ameaça às liberdades democráticas.

7 - Bolsonaro manipula órgãos do Estado para proteger sua própria família. Instiga a PF contra adversários. Persegue servidores que, no exercício de suas funções, investigam crimes ambientais ou ilícitos da classe patronal contra a classe trabalhadora.

8 - Os casos de corrupção vão aparecendo a cada dia. Na área ambiental com o ex-ministro Salles, e agora na tentativa de compra de vacina superfaturada em 1000%. O filho senador é investigado pelas rachadinhas e é protegido pelo pai. Além disso, Bolsonaro está fazendo campanha eleitoral realizando eventos bancado com dinheiro público.

9 - Bolsonaro enganou milhões de pessoas se apresentando como "novo" e "diferente". No governo reeditou a velha política fisiológica com o Centrão. Destina bilhões aos parlamentares que lhe dão sustentação no Congresso.

10 - A chamada reforma administrativa vai privatizar o Estado, gerar centenas de milhares de cargos somente por indicação política. Vai acabar com a estabilidade no serviço público e sacrificar os atuais servidores que terão salários achatados.

11 - As privatizações estão liquidando com o patrimônio público e afetando a soberania nacional, como o ocorrido com a Eletrobras. Vão gerar desemprego e piorar e encarecer os serviços públicos.

12 - O Sindsasc se solidariza com todos que perderam seus entes queridos. Já são mais de 500 mil mortos pela Covid-19. Não somos indiferentes ao drama do desemprego, que não é resultado só da pandemia, mas também da política neoliberal executada por este governo.

REUNIÃO - CENTRAL DE VAGAS

SINDSASC COBRA DA SECRETARIA DA MULHER A PUBLICAÇÃO DAS 40H PARA O 1º GRUPO