Sindicato dos Servidores da Assistencia Social e Cultural do GDF

Fechamento do Cecon Guariroba é um retrocesso

25/06/2021 15:14

Medida foi decidida pela secretária Mayara Rocha

 

O Sindsasc denuncia mais uma vez o absurdo que é o fechamento de uma unidade da assistência social, o Centro de Convivência (Cecon) Guariroba). De forma desrespeitosa, a equipe foi praticamente expulsa do prédio onde trabalhava. Os servidores foram informados que seriam transferidos para um suposto Cras Sol Nascente/Pôr do Sol, que ainda não tem imóvel para ser instalado.  

Numa prova de incompetência e total trapalhada administrativa, a gestão superior da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) afirmava que o novo Cras seria instalado no espaço do "Céu das Artes", mas na data dessa suposta instalação, 10 de junho, as secretarias envolvidas, Sedes e Sejus, ainda não haviam entrado em acordo para cessão do espaço.  

O Cecon Guariroba é referenciado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do P-Sul. Ele possui como área de abrangência as quadras pares da QNP, parte da Ceilândia Sul e Norte, além do Pôr do Sol e Sol Nascente.  

De janeiro a maio de 2021 foram realizados serviços a 85 pessoas e famílias, além de mais de 100 demandas de usuários de outras áreas que foram encaminhadas à unidade. Foram atendimentos socioassistenciais particularizados remotos e presenciais  em caráter excepcional garantiram durante esse período 230 atendimentos particularizados, 80 benefícios eventuais, 59 cestas emergenciais, 66 solicitações atreladas ao Programa Prato Cheio, 26 encaminhamentos realizados (via sistema) e 206 orientações para acesso/garantia de direitos.  

Além disso, a oferta remota de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para os usuários inscritos nos coletivos de 15 a 17 anos e intergeracional (adultos e idosos) não parou. Os servidores se dedicaram no planejamento e desenvolvimento mesmo com a dificuldade da distância com os usuários para garantir a continuidade do desenvolvimento de potencialidades e capacidades e seus direitos de forma a garantir suas necessidades básicas de forma imediata mesmo em tempos de pandemia.  

Por tudo isso, o Sindsasc espera que a Sedes reveja sua posição e mantenha a oferta do serviço de convivência no prédio do Cecon Guariroba. Quanto à abertura de um CRAS no Pôr do Sol/Sol Nascente, o sindicato é favorável, mas para isso é necessário que todas as vacâncias de servidores sejam repostas na Sedes, com a imediata nomeação de aprovados no concurso. 

 

 

 


Ultimas Notícias


15/01/2025

DIREÇÃO DO SINDICATO ESTEVE EM REUNIÃO NO CECON DIVINEIA

Ver Notícia

14/01/2025

SINDSASC ENTREVISTA - APOSENTANDO NA CARREIRA PUBLICA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Ver Notícia

14/01/2025

INFORMES DO SINDSASC - Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025 - Nº 297 – ANO 10

Ver Notícia

10/01/2025

RETIRADA DE BRIGADISTAS DOS RESTAURANTES COMUNITÁRIOS: RISCOS E CONSEQUÊNCIAS

Ver Notícia

10/01/2025

O SINDSASC ACOMPANHA REUNIÃO NA SAIM

Ver Notícia

09/01/2025

MATÉRIA NA TV GLOBO CONFIRMA DIAGNÓSTICO APRESENTADO PELO SINDICATO: FALTA SERVIDORES PARA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Ver Notícia

07/01/2025

CRAS AREAL EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS E PERIGOSAS

Ver Notícia

06/01/2025

MULHER É VÍTIMA DE FEMINICÍDIO NA CIDADE ESTRUTURAL

Ver Notícia