Dia 11 de setembro é o Dia do Cerrado, data para protestar contra o desmatamento desse bioma que é o berço das águas, que possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem o território brasileiro. Além do potencial hídrico, ele tem uma rica biodiversidade.
Em tempos de crise hídrica, medidas de proteção do Cerrado são urgentes. Para garantir o abastecimento de água no Brasil, é preciso reagir logo, porém estamos indo no caminho contrário à preservação com a devastadora despolítica ambiental do governo Bolsonaro, que queima todas as nossas reservas para “passar a boiada”.
O cenário é grave, já que nas últimas décadas houve uma redução de 48,4% do bioma e a taxa de desmatamento chega a assustadores 0,69% do território por ano, superando até a registrada na amazônia.
Segundo o WWF, o Cerrado a devastação do Cerrado, coloca em risco 11 mil espécies de plantas e 2.500 espécies animais. O bioma é a região de savana mais rica do planeta. Nele se encontram 5% da biodiversidade mundial e 30% da biodiversidade brasileira.
Foto: Agência Brasília
Ultimas Notícias
16/01/2025
SINDSASC ENTREVISTA - APOSENTANDO NA CARREIRA PUBLICA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL