Foi realizada nesta quinta (11 de novembro), a Pré-Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, que serve como preparo para a Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional. Diante do cenário do aumento da fome em todo o Brasil, neste ano, a expectativa é que o encontro concentre mais participação popular para o debate sobre políticas públicas.
O Sindsasc defende o desenvolvimento de estratégias para a defesa da segurança alimentar e nutricional da população. Para isso, é fundamental proporcionar o acesso à comida de verdade e que o estado cumpra a sua função de garantir alimentação à população, sem forçar políticas privatistas, como a que tentam implantar nos restaurantes comunitários do Distrito Federal.
Para a garantia da segurança alimentar, é fundamental também o estímulo à educação alimentar e à agricultura familiar sem o uso de agrotóxicos.
A Pré Conferência discutiu os temas: sistemas alimentares saudáveis sustentáveis, a mulher no contexto da segurança alimentar e nutricional, a cultura alimentar no contexto da segurança alimentar e nutricional, e a promoção de ambientes saudáveis e o direito humano à alimentação adequada.
A 5ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional é realizada em 25 e 26 de novembro e se baseia nas propostas apresentadas na reunião desta quinta-feira, pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal (Consea-DF), que é composto por representantes de entidades da sociedade civil e de de órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).
Foto: Agência Brasília
Ultimas Notícias
16/01/2025
SINDSASC ENTREVISTA - APOSENTANDO NA CARREIRA PUBLICA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL