A INACEITÁVEL CONJUNTURA POLÍTICA LOCAL (NOTA DA DIRETORIA DO SINDSASC)

29/08/2016 14:28

A inaceitável conjuntura política local (NOTA DA DIRETORIA DO SINDSASC)

Quem acompanha o noticiário político local, sabe que pouco há para se orgulhar e muito há para se lamentar. Em seus 56 anos de história, Brasília sempre sofreu a influência de oligarquias e grupos políticos. Uma das mais notórias, de maior duração e influência foi a do clã Roriz. No ano de 2015, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios condenou por improbidade administrativa o ex-governador Joaquim Roriz e as suas filhas e neto: Jaqueline, Liliane e Rodrigo Roriz. O clã é acusado de facilitar dois empréstimos do Banco de Brasília (BRB), no valor total de R$ 6.742.438,84, para empresários da construção civil em troca de 12 apartamentos em Águas Claras.

Não por coincidência, no mesmo dia em que o processo de cassação teria seu início na CLDF pelos fatos acima mencionados, a deputada Liliane Roriz divulga áudios de conversas gravadas entre ela e a deputada Celina Leão – atual presidente da CLDF e considerada por muitos uma das herdeiras políticas rorizismo – nos quais são bem evidentes indícios de que Celina Leão e um grupo de distritais da Mesa Diretora teriam exigido dinheiro de empresários para liberar recursos para o pagamento de dívidas de hospitais.

Em um cenário como esse, em que a prática política é corrompida pelos mais diferentes interesses, especialmente os interesses empresariais, as CPI´s têm terreno fértil à sua existência. A CPI dos transportes apontou que no governo Agnelo, houve direcionamento do certame para a contratação de duas empresas do mesmo grupo econômico. A CPI da Saúde que vem apontando indícios da existência de um suposto esquema de propina na Secretaria de Fazenda para a renovação de contratos na  Saúde.  Finalmente, faz-se necessário mencionar o esforço de SINDAGUA  pela instalação de uma CPI na CLDF em que se investigaria contratos e aditivos da atual gestão da empresa, eivados de irregularidades e suspeitas de favorecimento de altos diretores da CAESB e terceirização multimilionária e ilegal de atividade de obras de Saneamento da população do DF com a CONCREMAT, empresa envolvida em corrupção e na morte de duas pessoas na ciclovia do RJ recentemente.

A população do Distrito Federal não pode assistir a tudo isso de braços cruzados. É diante desse quadro, então, que o SINDSASC convida sua base de trabalhadores/as, bem como demais sindicatos, grupos e representantes de movimentos sociais para a discussão deste cenário e para a discussão de ações populares de repúdio e enfrentamento a todos estes crimes contra os direitos do povo.

CONTRACHEQUE DE ABRIL DOS(AS) AUXILIARES NÃO ESTÁ CORRETO

INFORMES DO SINDSASC - Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 - Nº 271 - ANO 9

24/04/2024

SINDSASC ENTREVISTA - 25 de Abril às 17h | A assistência social e o acolhimento a pessoas com necessidades de atendimentos de saúde mental.