Sindicato dos Servidores da Assistencia Social e Cultural do GDF

EMENDAS PARLAMENTARES, A QUE SERÁ QUE SE DESTINAM?

17/12/2024 13:18

Essa paráfrase da célebre canção de Caetano Veloso, Cajuína, destina-se à reflexão sobre o que se passa no Brasil, neste final de ano.

Um minúsculo grupo de milionários e bilionários, também chamado de "mercado", atenta contra o país, numa violenta especulação financeira, principalmente com o câmbio real/dólar.

Outro grupo, também minúsculo em número, e ainda mais minúsculo em estatura moral, porém com maioria no Congresso Nacional, chantageia com a pauta de votação na Câmara dos Deputados. Não abrem mão das chamadas emendas parlamentares, em especial daquelas de difícil rastreabilidade.

O que une esses dois grupos? A defesa consciente dos seus próprios interesses, em detrimento dos interesses da classe trabalhadora e do pequeno e médio empresariado.

O governo federal, pressionado por esses dois grupos minoritários porém muito poderosos, apenas cede, desprovido de uma base social que deveria estar mobilizada, numa linha de confronto com o "mercado" e com o Centrão.

Se considerarmos os interesses da classe trabalhadora, o ajuste fiscal proposto pelo governo federal tem mais itens negativos que positivos. Um dos positivos é a determinação que 50% das emendas parlamentares de Comissão sejam destinadas ao SUS.

É preciso reconhecer que a alta burguesia brasileira tem uma notável consciência de classe. Ela atua sem nenhuma trava moral, sempre em defesa dos seus próprios interesses.

Sobre o tema das emendas parlamentares e do fisiologismo, recomendamos leitura da matéria no portal Piauí: O golpe final de Arthur Lira: cambalacho, sigilo e deboche - revista piauí


Ultimas Notícias


27/12/2024

RELATÓRIO TÉCNICO DO MP ANALISA SITUAÇÃO DOS CRAS E CREAS

Ver Notícia

27/12/2024

LEI ASSEGURA AOS MÚSICOS DA ORQUESTRA NACIONAL O QUE FOI NEGADO AOS SERVIDORES E SERVIDORAS DA CARREIRA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Ver Notícia

27/12/2024

OUTRA CARREIRA FOI CONTEMPLADA COM GRATIFICAÇÃO QUE O GOVERNO NEGOU AOS SERVIDORES E SERVIDORAS DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Ver Notícia

26/12/2024

EQUIPAMENTO DA SECRETARIA DA MULHER TEM GRANDE NÚMERO DE ATENDIMENTOS E CUMPRE RELEVANTE PAPEL SOCIAL

Ver Notícia

24/12/2024

INFORMES SINDSASC – 24 de Dezembro de 2024 – n° 295 – ano 9

Ver Notícia

23/12/2024

SUBSTITUIÇÃO DA GTIT PELA GH, NO DETRAN, TEVE APOIO DO DIRETOR-GERAL

Ver Notícia

23/12/2024

RECESSO DE NATAL E FIM DE ANO COM MUITO LAZER E DESCANSO

Ver Notícia