Sindicato dos Servidores da Assistencia Social e Cultural do GDF

Reunião com auxiliares define iniciativas visando a preservação do cargo

02/12/2021 11:47

 

Atendendo ao chamado do sindicato, colegas auxiliares em assistência social estiveram reunidos na manhã desta quinta, dia 2, e debateram as atribuições do cargo, a legislação pertinente e os riscos oferecidos pela PEC-32 (Proposta de Emenda Constitucional nº 32/2020).
 
Os relatos apresentados demonstram que há uma situação de insegurança em relação ao cargo. Os auxiliares, durante muitos anos, quando a assistência social estava absolutamente sufocada pela falta de servidores, foram essenciais para o funcionamento de diversas unidades. Não raro, trabalharam em desvio de função e não tiveram o devido reconhecimento por parte do governo.
 
Na atual conjuntura a preocupação se justifica face à inexistência de instrumento legal que defina com clareza as atribuições do cargo. Como agravante, a PEC-32, em tramitação na Câmara, representa uma ameaça real, inclusive de demissão. 
 
A administração pública não pode abrir mão de servidores efetivos com amplo conhecimento e experiência no que fazem, ou no que fizeram. Por isso o sindicato, conforme aprovado na reunião, vai atuar no sentido de propor à Secretaria de Desenvolvimento Social e à Secretaria de Economia (órgão gestor da carreira), que abram entendimento com a categoria com vistas a definir as atribuições do cargo de auxiliar em assistência social. Além disso, vamos reforçar a mobilização contra a PEC-32, seja com participação presencial nas atividades ou seja com a divulgação nas redes sociais. Além disso, fica mantida a orientação para que os colegas, caso queiram, procurem o jurídico do sindicato para estudo de ações judiciais por desvio de função. 
 
 
 
 
 


Ultimas Notícias


19/04/2024

PROSSEGUE A LUTA EM DEFESA DO CECON GAMA LESTE

Ver Notícia

18/04/2024

CENTRAIS SINDICAIS, SINDICATOS E MOVIMENTOS SOCIAIS ORGANIZAM O 1º DE MAIO UNIFICADO

Ver Notícia

18/04/2024

CONQUISTA DA GREVE: PUBLICADA AS 40H PARA 57 SERVIDORES(AS) DA SEJUS

Ver Notícia

17/04/2024

INFORMES DO SINDSASC - Quarta-feira, 17 de Abril de 2024

Ver Notícia

17/04/2024

REUNIÃO - CRAS GAMA

Ver Notícia

16/04/2024

AUDITORIA DO TCDF CONTÉM DETERMINAÇÕES À SEDES QUE SÃO HÁ MUITO TEMPO PLEITEADAS PELA CATEGORIA

Ver Notícia

16/04/2024

RESTAURANTES COMUNITÁRIOS FUNCIONAM COM SITUAÇÕES DE INSEGURANÇA

Ver Notícia

15/04/2024

COMANDO DE GREVE CONVERTIDO EM COMANDO DE LUTA

Ver Notícia