SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ESTÁ DEVENDO UM PROTOCOLO DE SEGURANÇA. Essa promessa foi apresentada em 2019, quando houve um grave incidente no complexo da assistência social em Sobradinho. Ultimamente tem aumentado as queixas e denúncias de servidores quanto à falta de segurança nas unidades, com seguidas situações de ameaças, além de agressões físicas e verbais. O Sindsasc é solidário com a população em sua angústia, mas não pode admitir agressões ou ameaças contra servidores, inclusive porque a angústia é também de quem trabalha na assistência. A direção do sindicato orienta os colegas a fazerem registros dos incidentes junto às chefias imediatas, a fim de que as mesmas as repassem à gestão superior da secretaria. Casos mais graves devem ser comunicados aos órgãos públicos responsáveis.
REGIONALIZAÇÃO DOS NAFAVD, SE OCORRER, PODE REPRESENTAR UM RETROCESSO. Isso porque, na prática, pode gerar o fechamento de equipamentos públicos, como ocorreu com o CEAM de Ceilândia. Os chamamentos públicos de locação de imóvel, até agora publicados no Diário Oficial, devem se restringir, em nosso entendimento, à instalação dos Núcleos de Atendimento às Famílias e Autores de Violência Doméstica já existentes (desde que devidamente preservada a segurança, tendo em vista a especificidade do serviço), e não devem servir de pretexto para uma suposta regionalização cuja possibilidade não foi discutida de forma democrática com quem está trabalhando nas unidades.
CONFRATERNIZAÇÕES ORGANIZADAS PELO SINDICATO AINDA NÃO PODEM ACONTECER POR CAUSA DA PANDEMIA. O correto é que tenhamos entre 70% e 80% da população vacinada. Ainda não chegamos a esse patamar. A expectativa é que até janeiro estejamos com esse percentual de vacinados.
GOVERNO RECONHECE DIFICULDADE PARA APROVAÇÃO DA PEC-32. Isso é o resultado da pressão que os sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais estão fazendo, há 12 semanas! O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, do Centrão, reconheceu a dificuldade de aprovação da reforma administrativa neste ano. Mas isso não deve ser motivo para arrefecermos as mobilizações. Por isso, nesta quarta, dia 8, estaremos novamente no Anexo II da Câmara dos Deputados, às 14h.
ALERTA AOS COLEGAS DA SEJUS. O sindicato tem recebido muitas queixas de servidores acerca do mau tratamento recebido da parte de algumas chefias. Alguns entendem que se trata de assédio moral. Orientamos todos os colegas que possam estar passando por situação semelhante para que entrem em contato com o sindicato. Podemos interceder administrativamente e, conforme o caso, judicialmente.
FALTAM 23 DIAS PARA REPOSIÇÃO DAS 168 VACÂNCIAS DE TÉCNICO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL. Esse é o número possível, considerando as limitações impostas pela Lei Complementar Federal 173/2020. A partir de 1º de janeiro próximo essa lei deixa de vigorar. A prioridade agora é a nomeação dos 168 TAS, conforme promessa do governador.