Desde o início deste mês é constante a falta de água no Serviço de Acolhimento Institucional para para Adultos e Famílias (Saiaf), no Areal. No local, têm sido recorrentes visitas de equipes de manutenção, mas o problema do desabastecimento nunca resolvido por completo. Servidores da unidades relatam que o desabastecimento tem sido diário. Diariamente, a unidade tem água disponível por cerca de duas horas, ficando o restante do dia com as torneiras secas.
A situação de insalubridade prejudica o trabalho dos servidores e a vida dos acolhidos, que ficam sem condições, por exemplo, de tomar banho. Na unidade tem apenas uma torneira com água, com água que vem direto da rua, que não passa pela caixa d'água. É essa água que os abrigados têm usado para beber. Os servidores precisam levar água de casa para beber durante o expediente.
A situação insalubre para os abrigados do Saiaf é grave. Alguns deles buscam água em baldes para tomar banho. Nesta terça-feira (21 de dezembro), uma equipe de manutenção foi até o local e o abastecimento foi restabelecido. Porém os servidores da unidade temem que a qualquer momento o abastecimento possa ser interrompido.