INFORME SINDSASC – Nº 197 – ano 7

24/01/2022 10:15

INFORMES DO SINDSASC
Quarta-feira, 24 de janeiro de 2022 – nº 197 – ano 7

GDF QUER RETIRAR GRATIFICAÇÃO DE APOSENTADOS DA CULTURA E AINDA OBRIGAR A DEVOLUÇÃO DE VALORES RECEBIDOS DESDE 2019. É mais um ataque brutal a outro segmento de aposentados, dessa vez aos servidores da Secretaria de Cultura. A GARE (Gratificação de Apoio à Realização de Espetáculos), criada pela Lei 334/1992 e alterada pela Lei 5200/2013, é de 25% incidentes sobre o Vencimento Básico. Durante a pandemia o governo retirou essa gratificação para os servidores da ativa e agora está retirando dos aposentados e, pior que isso, está cobrando a devolução do que foi recebido desde novembro de 2019, quando foi promulgada a reforma da previdência do Bolsonaro. O Sindsasc repudia mais esse ataque e conclama os aposentados da Secretaria da Cultura a somarem forças para reverter esse absurdo.

CONTRACHEQUE DE JANEIRO DEVE VIR COM ATUALIZAÇÃO DE PADRÕES E ANUÊNIOS porque a suspensão desses direitos deixou de vigorar a partir de 1º de janeiro. A Lei Complementar 173/2020 havia suspendido a mudança de padrão e a atualização do anuênio. Agora esses valores devem ser restituídos ao contracheque. Fiquem atentos!

NOVA AMEAÇA CONTRA SERVIDORA, DESSA VEZ NO CREAS CEILÂNDIA. Chegou ao conhecimento do sindicato que uma colega foi ameaçada com mensagem de whatsapp. A administração pública tem o dever de preservar a integridade física e psicológica de seus servidores. Casos de ameaças e agressões verbais têm aparecido com mais frequência. O sindicato orienta os(as) colegas a recorrerem aos órgãos de segurança pública a fim de formalizarem a denúncia quando houver qualquer ameaça, agressão física ou verbal ou tentativa de agressão. Quem passar por situação semelhante pode solicitar afastamento momentâneo do trabalho e os agressores ou autores de ameaça devem ter impedida sua entrada na unidade, enquanto não houver manifestação dos órgãos responsáveis pela segurança.

SINDSASC REAFIRMA PROPOSTA DE PROTOCOLO SANITÁRIO EM CASO DE TESTAGEM POSITIVA PARA A COVID. Defendemos que além do afastamento imediato de quem for positivado, toda equipe deve ser encaminhada para testagem e o retorno ao trabalho presencial deve estar condicionado ao teste negativo para a Covid-19. A variante ômicrom, como é de domínio público, tem grande poder de contágio. Alertamos a todos e todas para a necessidade de fazer a vacinação completa, incluindo a dose de reforço. As secretarias devem manter um fluxo que evite aglomerações, principalmente em recintos fechados.

07/05/2024

ASSEMBLEIA SETORIAL - SECRETARIA DA MULHER

06/05/2024

INFORMES DO SINDSASC - Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 — nº 272 — ano 9