Os Editais de Chamamento Público nº 6, 7 e 8, publicados no Diário Oficial desta terça, 8, trazem a previsão de repasse a Organizações da Sociedade Civil (OSC) um valor total de R$ 140.196.287,52 , portanto mais de 140 milhões de reais.
Os objetos são o serviço de acolhimento para idosos e o serviço de convivência para crianças, adolescentes e idosos.
No caso do serviço de convivência, essa generosa destinação de recursos a entidades privadas contrasta com a situação de penúria dos Centros de Convivência (CECONs), equipamentos públicos de execução direta pertencentes à Secretaria de Desenvolvimento Social. O sindicato tem feito seguidas denúncias sobre isso. Publicamos abaixo fotos do CECON do Paranoá. Antes havíamos publicado sobre o Ceilândia Sul e São Sebastião.
Tudo indica que o projeto maior do atual governo e da atual gestão da Sedes, é o desmonte dos serviços de acolhimento e dos serviços de convivência pertencentes à própria secretaria. Isso gera impactos sociais bastante negativos, porque retira da população o acesso a serviços públicos. O exemplo mais recente foi o fechamento do Cecon Guariroba.
Em se tratando de ano eleitoral, temos o agravante de possíveis contratações sem os mesmos critérios do concurso para servidor efetivo, portanto suscetíveis a interesses alheios ao serviço público.