DECISÃO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL É CONTRÁRIA A ORIENTAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE

03/06/2022 11:27

O documento que aqui publicamos, da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde (SAA), considera a evolução dos contágios de Covid-19 no Distrito Federal. Segundo a SAA a "matriz de risco" de transmissão do vírus no DF pode ser classificada como "risco alto". Isso quer dizer um quadro de aceleração do contágio.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em sentido contrário ao disposto pela Saúde, determinou a prevalência do atendimento de demanda espontânea nos CRAS. Isso, sem nenhuma dúvida, vai gerar aglomerações, tumultos, situações conflitivas e potencialização do risco de contágio com o Covid-19, risco esse que afeta igualmente os usuários da assistência, além dos servidores e demais profissionais que atuam nos CRAS. Como agravante, em entrevista coletiva, a secretária não recomendou o uso de máscaras, mesmo nos ambientes internos.

A abertura dos CRAS para atendimento de demanda espontânea, assim como nos postos do Na Hora, será objeto de discussão e deliberação em reunião do Sindsasc com servidores dessas unidades na tarde de hoje. Independente disso, o Sindsasc, em atendimento às orientações da Secretaria de Saúde, recomenda os(as) servidores(as) a retomarem o uso de máscaras, principalmente nos ambientes fechados.

Reforçamos a importância da participação de todos os CRAS e Na Hora na reunião marcada em caráter emergencial para esta sexta, 3/6, a partir das 17h. O link será disponibilizado pelos delegados sindicais 10 minutos antes da reunião.

17/05/2024

NO DF, 31,8% DA POPULAÇÃO TEM O CADASTRO ÚNICO

17/05/2024

DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A LGBTFOBIA