ASSEMBLEIA, COM PARALISAÇÃO DE 24H, DISCUTE ACESSO AOS SERVIÇOS E PROGRAMAS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

07/06/2022 12:33

O Sistema de Registro e Organização de Demandas (SROD) adotado atualmente na Secretaria de Desenvolvimento Social é um dos temas a serem abordados na assembleia de quinta-feira, 9/6.

Esse sistema foi criado pela Sedes a fim de organizar a imensa demanda existente na assistência. Consiste, basicamente, em definir ordem de prioridade para atendimentos socioassistenciais a partir das informações prestadas pelas pessoas que procuram as unidades. Quanto maior a vulnerabilidade econômica e social detectada, maior a prioridade para agendamento.

O SROD é feito, principalmente, por meio remoto, via ligações no 156 ou no Portal da Sedes. Tem o mérito de gerar estatística bastante robusta e de reduzir a aglomeração de pessoas nos CRAS. Esbarra, no entanto, na frágil capacidade de atendimento da maioria das unidades, seja pelo número insuficiente de servidores, seja pelos problemas de logística. Por ser um serviço terceirizado, o 156, como era de se esperar, apresenta muitos problemas e tem baixa confiabilidade junto ao público.

A recente reorientação da Sedes, no sentido de priorizar a demanda espontânea mediante distribuição de senhas diárias, é o que está gerando grandes aglomerações nos CRAS e situações vexatórias e desrespeitosas à população, com pessoas se vendo na circunstância de pernoitar ao relento em frente aos CRAS e Na Hora.

Isso afeta a população, evidentemente, mas também os servidores e servidoras que estão na linha de frente dos atendimentos.

Esse tema também está em pauta na assembleia. Compareça!

REUNIÃO COM SERVIDORES(AS) DOS RESTAURANTES COMUNITÁRIOS

CONTRACHEQUE DE ABRIL DOS(AS) AUXILIARES NÃO ESTÁ CORRETO

INFORMES DO SINDSASC - Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 - Nº 271 - ANO 9

24/04/2024

SINDSASC ENTREVISTA - 25 de Abril às 17h | A assistência social e o acolhimento a pessoas com necessidades de atendimentos de saúde mental.