A direção do Sindsasc teve acesso a um vídeo divulgado pelo senador Izalci Lucas contendo severas críticas à assistência social e, em particular, aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). A peça divulgada contém imagens do CRAS de São Sebastião.
Consideramos válidas as críticas que apontam a insuficiente capacidade de atendimento nas unidades da assistência social, mas são totalmente descabidas as críticas que induzem à equivocada percepção de que não há atendimento ou não há esforço por parte dos servidores e servidoras. Os números falam por si: no CRAS de São Sebastião, unidade visitada pelo senador, somente no mês de maio deste ano, foram 1457 famílias atendidas, 1520 pessoas atendidas e 1957 atendimentos personalizados. Esses números constam do Sistema Integrado de Desenvolvimento Social (SIDS).
Somos solidários com a população cujo direito está sendo violado apesar do esforço e dedicação dos servidores e servidoras da assistência social, mas condenamos com veemência o uso eleitoral dessa situação. Condenamos, mais ainda, as mensagens equivocadas que desrespeitam e desconsideram o trabalho de quem atua na assistência social, sendo que na maioria absoluta dos locais de trabalho as condições são precárias e às vezes até insalubres.
Segundo dados do Ministério da Cidadania atualizados até abril deste ano, o DF tem 222.431 famílias inscritas no Cadastro Único. Já as pessoas cadastradas são 574.160. Esses números são bastante expressivos e provam que os servidores e servidoras cumprem o seu papel no atendimento à população que demanda a assistência social e que somos os únicos profissionais habilitados para esse fim: preenchimento do CadÚnico. Se não fazemos mais é porque trabalhamos com aproximadamente 35% do pessoal necessário segundo a nossa lei de carreira, e porque não temos condições adequadas de trabalho.
É inadmissível propor a demissão de servidores, visto que o violador de direitos é o governo. Esse peso não pode ficar nas costas dos servidores que também pagam alto preço pela crise da assistência social.
Por fim, nos colocamos à disposição do Senador Izalci e de qualquer outro parlamentar que queira contribuir com a efetiva implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no DF, mas não hesitaremos em defender a nossa categoria de quaisquer ataques ou injustiças, venha de onde vier.
Diretoria do Sindsasc
12/07/2022
Ultimas Notícias
10/01/2025
RETIRADA DE BRIGADISTAS DOS RESTAURANTES COMUNITÁRIOS: RISCOS E CONSEQUÊNCIAS