Em entrevista na condição de candidato, o governador Ibaneis Rocha falou sobre o BRB realizar serviços da assistência social. Embora não tenhamos conhecimento de nenhum documento ou ato administrativo nesse sentido, o fato de ter sido afirmação do chefe do poder executivo é merecedora de atenção e, é claro, de muita preocupação.
O Sistema Único de Assistência Social, SUAS, não prevê atendimentos em instituições financeiras. Mesmo o BRB sendo um banco público e, em tese, de cunho social, é fato que essa instituição atua conforme as regras do mercado financeiro e comporta-se como uma instituição bancária privada, como se vê na absurda exploração sobre servidores endividados.
Seria de certo modo reconfortante acreditar que essa ideia infeliz seja apenas arroubo eleitoral, mas pode não ser. Por isso o Sindsasc alerta a categoria e à população em geral para mais essa tentativa de desmontar a assistência social tal como prevista na Constituição Federal, na Lei Orgânica do Distrito Federal e em todo arcabouço legal do SUAS.
Para que se garanta à população o direito à assistência social é necessário dar condições de trabalho aos servidores e servidoras e ampliar a capacidade de atendimento, nomeando todos os aprovados no concurso.
Estamos atentos!
Ultimas Notícias
10/01/2025
RETIRADA DE BRIGADISTAS DOS RESTAURANTES COMUNITÁRIOS: RISCOS E CONSEQUÊNCIAS