Coerente com o vídeo que aqui publicamos, gravado durante a campanha presidencial anterior, Jair Bolsonaro realmente tentou acabar com os sindicatos. Para isso mandou a Medida Provisória nº 873, logo no início de seu governo. De tão absurda, essa MP nem chegou a ser colocada em votação, morreu por decurso de prazo.
Sua intenção em acabar com os sindicatos não demorou a ser esclarecida. Ela queria fazer a reforma da previdência sem a resistência dos sindicatos, assim como tentou fazer com a reforma administrativa (PEC-32), para acabar com a estabilidade do servidor e abrir caminho à terceirização generalizada no serviço público. Não conseguiu justamente por causa da resistência dos sindicatos e centrais sindicais.
Para os trabalhadores do setor privado a intenção de Bolsonaro em acabar com os sindicatos é para mais facilmente extinguir a CLT e substituí-la pela chamada carteira verde-amarela, com a qual os trabalhadores poderiam perder direitos como férias, 13º e repouso remunerado.
A extrema-direita, de índole fascista, em todo lugar do mundo, não tolera a livre organização da classe trabalhadora. Por isso sempre tenta destruir os sindicatos.
Ultimas Notícias
10/01/2025
RETIRADA DE BRIGADISTAS DOS RESTAURANTES COMUNITÁRIOS: RISCOS E CONSEQUÊNCIAS