NOTA DAS CENTRAIS SINDICAIS SOBRE OS ATENTADOS BOLSONARISTAS

16/12/2022 14:33

"As Centrais Sindicais do Distrito Federal signatárias desta nota repudiam de maneira veemente os atos de vandalismo de cunho golpista contra a democracia brasileira, praticados contra a sede da Polícia Federal, ateamento de fogo sobre veículos e ônibus, em Brasília, atentando contra a vida da população do DF.

O Brasil inteiro assistiu na segunda-feira (12/12) a materialização das ameaças à democracia feitas desde o final do segundo turno por segmentos identificados politicamente com o presidente Jair Bolsonaro. Ataques terroristas nas ruas marcaram a noite da capital do país, numa tentativa de ofuscar a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e da vice Geraldo Alckmin.

A escalada da violência no país, representa um atentado ao Estado de Direito e à democracia e deve ser combatida com rigor e nos limites da lei. E exigimos a identificação e prisão de todos os envolvidos!

O Governo do DF, com os seus responsáveis, não pode se omitir e permitir tais atos em Brasília! Pois, conhecemos a realidade dura como o Sr. Ibaneis Rocha, trata o movimento sindical. Somos reprimidos com violência e rigor das autoridades policiais, mesmo no nosso cumprimento de atividades permitidas pela nossa constituição. E não vimos tal rigor contra aos atentados terroristas de segunda passada.

As Centais tem uma trajetória histórica de defesa da democracia e do direito de manifestação, mas o que se viu essa semana foram inaceitáveis ofensas às instituições, ao direito à livre circulação e ao próprio direito à manifestação, na medida em que se constituiram em abusos. Além dos atos em si, a leniência do atual secretário de Segurança do DF e a excessiva complacência de alguns policiais precisam ser alvo de investigação e punição de acordo com as leis brasileiras.

Não podemos nos calar e minimizar a gravidade das agressões, verdadeiros atos de terror."

REUNIÃO - CENTRAL DE VAGAS

SINDSASC COBRA DA SECRETARIA DA MULHER A PUBLICAÇÃO DAS 40H PARA O 1º GRUPO