Em reunião realizada no último sábado, 04/03, várias entidades e movimentos decidiram pela criação da da Frente Antifascista do DF.
O fascismo é um movimento radical de extrema-direita, com tendência ao terrorismo, grande violência contra adversários e culto à personalidade de um líder. Surgiu na Itália no início do século XX e teve expressões em diversos países. O nazismo, por exemplo, também pode ser denominado de fascismo alemão.
No Brasil a principal expressão nitidamente fascista foi a chamada Ação Integralista Brasileira, nos anos 1920. Hoje em dia o fascismo brasileiro tem no bolsonarismo a sua principal identificação. As características são as mesmas: militarismo, apego às armas, violência extrema contra adversários, culto à personalidade do líder (a mesma matriz política e psicológica que levava os italianos denominarem Mussolini de "Duce" é a que leva no Brasil os seus seguidores chamarem Bolsonaro de "Mito").
Outra característica presente no fascismo é o seu desejo de destruição dos sindicatos e dos direitos sociais e trabalhistas.
As entidades e movimentos que participaram da criação da Frente Antifascista do DF são o STIU, Sindsasc, Sinasefe, CSP-Conlutas, CTB, MPA, MNLM, PRC, PCB, Setorial de Educação do PT, Movimento Bem Viver e o Comitê Abreu e Lima.
No próximo dia 18/03 a Frente Antifascista realiza sua primeira plenária de organização.
Ultimas Notícias
10/01/2025
RETIRADA DE BRIGADISTAS DOS RESTAURANTES COMUNITÁRIOS: RISCOS E CONSEQUÊNCIAS