O Pró-Vítima é um equipamento público da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e de grande relevância para a sociedade. É vinculado à Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav) e tem 8 Núcleos instalados no Plano Piloto, Ceilândia, Taguatinga, Guará, Planaltina, Paranoá, Itapoã e Recanto das Emas.
Segundo definição no portal da Sejus, "O Pró-Vítima é um Programa de prevenção, atenção e enfrentamento à violência enquadrado na média complexidade da política de Assistência Social por prestar serviços voltados para pessoas que tiveram seus direitos violados pelos crimes previstos para o atendimento".
Apesar de muito importantes, os Pró-Vítimas funcionam em condições precárias. A partir de hoje o Sindsasc faz uma série de publicações a respeito, começando pelo de Planaltina que está atualmente reduzido a dois servidores e instalado numa minúscula sala cedida pela Regional de Ensino (ver fotos).
Essa situação é inaceitável! A Sejus precisa encontrar um local próprio para que o Pró-Vítima de Planaltina possa ter sua equipe reconstituída e, desse modo, cumprir sua importante função social.