Chegou ao conhecimento do sindicato o Memorando Circular nº 57/2023 - SEDES/GAB, de 26/12/2023, assinado pela senhora Renata Marinho O'Reilly Lima. O documento determina o corte de ponto em razão do movimento grevista.
Trata-se de mais uma postura de afronta deste governo para com os servidores e servidoras da assistência social. Não satisfeito em enganar a categoria com um Grupo de Negociação que hoje se sabe ter sido, na visão do governo, uma mera encenação, o governo agora pretende punir quem exerce um direito constitucional.
O documento diz que a "Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social(Sedes) desempenha um papel crucial no apoio à população vulnerável, especialmente no combate à pobreza e na garantia dos direitos sociais", mas se esquece de dizer que quem cumpre esse papel são os servidores e servidoras que agora estão sendo perseguidos.
Ressalte-se que se hoje ainda existe política pública de assistência social, isso se deve à greve da categoria realizada em 2018, responsável pelo concurso público, sem o qual a Sedes teria perdido sua capacidade operacional.
O jurídico do sindicato já foi acionado e o Comando de Greve deve se reunir nesta sexta-feira, 29.
Orientamos os(as) colegas a se manterem firmes no movimento e aguardarem orientações do Comando de Greve.