ARTICULAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA E REPRESSÃO CONTRA AS MANIFESTAÇÕES

30/05/2017 09:26

ARTICULAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA E REPRESSÃO CONTRA AS MANIFESTAÇÕES

No último dia 24 de maio, vimos diversas arbitrariedades e excessos sendo cometidos pela Polícia Militar do Distrito Federal. Centenas de manifestantes foram atingidos por gás de pimenta por horas e 49 pessoas foram registradas com ferimentos nos hospitais. O caso mais grave é o de Carlos Geovane Cirilo. Carlos levou um tiro no pescoço e há indícios de que tenha vindo de arma de fogo. A bala segue no seu maxilar. Carlos é um trabalhador aposentado, pai e avô, de 61 anos.

É preciso repudiar o uso indiscriminado de armas "não letais" e a presença de armas letais em uma manifestação.

Entedemos que é necessário se solidarizar com os familiares de Carlos e criar uma rede de apoio a esta família envolvendo os movimentos sociais da nossa cidade. É fundamental que haja a apuração dos fatos ocorridos e as devidas providências, estas que devem envolver também a preparação dos órgãos policiais e iniciativas de prevenção à violência. Este fato trágico tem que servir para problematizarmos a repressão crescente dos movimentos sociais e das manifestações de rua.

Neste sentido, achamos muito importante a sua presença. A ideia é dialogarmos com representações dos movimentos sociais, centrais sindicais, entidades não governamentais, organismos internacionais e ativistas. Estarão presentes os familiares de Carlos Geovane Cirilo.

Data: 31 de Maio
Local: Plenário 14, da Câmara dos Deputados - Corredor das Comissões

1º DE MAIO UNIFICADO TEM O CHAMADO DE 5 CENTRAIS SINDICAIS

18/04/2024