Sindicato dos Servidores da Assistencia Social e Cultural do GDF

COMUNICADO À POPULAÇÃO E À IMPRENSA

15/03/2023 12:04

O Sindicato dos Servidores e Empregados da Assistência Social e Cultural do GDF, SINDSASC, se dirige à população atendida pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social do GDF, Sedes, a fim de esclarecer o que segue.

Os atendimentos nas unidades da Sedes eram feitos recorrendo a um instrumento denominado Sistema Integrado de Desenvolvimento Social (SIDS). Com ele os servidores e servidoras registravam as demandas, os atendimentos e os encaminhamentos. Ou seja: as solicitações de benefícios de caráter continuado ou eventual, os pedidos de vaga em acolhimentos, as entregas de autorização para recebimento de benefícios, dentre outras atividades.

No dia 27/02/2023, sem uma prévia comunicação aos servidores e sem que houvesse uma ambientação com o novo sistema, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por intermédio da Subsecretaria de Governança, Inovação e Educação Permanente (Sugip), substituiu o SIDS por um novo sistema, ainda sem denominação definida.

Segundo informações da própria Sedes, o novo sistema apresentou aproximadamente 40 inconsistências, prejudicando e até impedindo o trabalho dos servidores em relação ao Cadastro de Usuário, Histórico de Atendimento, Evolução de Atendimento, Carteira do Idoso, Auxílios Vulnerabilidade, Natalidade, por Morte e Excepcional. Essas inconsistências atingiram também os Restaurantes Comunitários em seus serviços.

Em duas ocasiões o Sindsasc esteve junto ao gabinete da Sedes a fim de registrar o imenso número de reclamações apresentadas por quem está na linha de frente no atendimento ao público nos CRAS, CREAS, Cecons, Centros-Pop, Unidades de Acolhimento, Restaurantes Comunitários, e solicitar correções. Na segunda ocasião, no último dia 10/03, foi informado que até o dia 27/03 as inconsistências do sistema estariam resolvidas e que a Sedes faria um comunicado à população justificando as dificuldades enfrentadas nos últimos dias.

Na ausência dessa explicação por parte da Sedes, e em respeito ao público que atendemos e aos(às) colegas servidores(as), o Sindsasc faz este comunicado. Se as pessoas que procuram os serviços da assistência social não estão conseguindo ter suas demandas atendidas, isso não é de responsabilidade dos servidores e servidoras.

Brasília, 15/03/2023

SINDSASC


Ultimas Notícias


21/05/2024

ASSEMBLEIA SETORIAL DA SECRETARIA DA MULHER - 27/05, 14h, LBV (Auditório Tom Jobim)

Ver Notícia

21/05/2024

APRESENTAMOS ESCLARECIMENTOS AOS SERVIDORES DA ATIVA QUE SE ENCONTRAM NO TOPO DA CARREIRA

Ver Notícia

21/05/2024

EVENTO DAS CENTRAIS SINDICAIS, NESTE DIA 22/05, TEM O NOSSO APOIO

Ver Notícia

20/05/2024

UM SALVE AO DIA DO PEDAGOGO E PEDAGOGA

Ver Notícia

17/05/2024

NO DF, 31,8% DA POPULAÇÃO TEM O CADASTRO ÚNICO

Ver Notícia

17/05/2024

DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A LGBTFOBIA

Ver Notícia

16/05/2024

SEDES PUBLICA MAIS 5 CONCESSÕES DAS 40H, JÁ A SECRETARIA DA MULHER CONTINUA DESCUMPRINDO ACORDO

Ver Notícia

16/05/2024

DISPONIBILIZAMOS NOVAMENTE O FORMULÁRIO PARA ENVIO DE DOCUMENTOS REFERENTES À AÇÃO DA 3ª PARCELA CONFORME A LEI 5184/2013

Ver Notícia