Informes aos Aposentados

16/05/2019 11:05

Conforme informado em assembleia, ontem, dia 15/05, houve uma reunião com o governo. Em pauta esteve a GPS. Estavam presentes o senhor Sebastião Teo, pela Subsecretaria de Articulação Social e do Trabalho (SAST), o diretor financeiro do IPREV, senhor Marcos Gustavo de Sá, a direção do sindicato e representantes dos aposentados.

Lamentavelmente o governo tinha a informar já era do nosso conhecimento: que o IPREV não providenciaria uma folha suplementar para o pagamento de abril.

O que de fato o governo deveria ter apresentado era sua posição sobre a minuta de projeto de lei apresentada pelo sindicato em 26/02/2019, o qual destina-se a manter a GPS e restituir àqueles que não estão recebendo.

Sobre isso o governo está simplesmente enrolando. Afirmaram que os compromissos que revertam em impacto financeiro estão suspensos. Trata-se de uma falsa argumentação porque o pagamento da GPS já tem previsão orçamentária, estava sendo pago para a ampla maioria dos aposentados, portanto não se trata de uma nova despesa.

Numa atitude inaceitável e desrespeitosa, o senhor secretário Vitor Paulo, da Secretaria de Relações Institucionais, simplesmente não honra o compromisso que ele assumiu e ele próprio sugeriu, ou seja: buscar uma solução legislativa para a questão.

De igual modo o deputado Cláudio Abrantes está sendo desrespeitoso com nossa categoria, e em particular com os aposentados. Isso porque o deputado esteve presente na reunião do 13/02/2019 que decidiu por esse encaminhamento e, mais que isso, afirmou que trabalharia para que o projeto tivesse caráter de urgência.

Enquanto isso nossos aposentados e aposentadas sofrem com a redução de seus proventos. O que é ainda mais revoltante é saber que todos recebiam seus salários com a contribuição previdenciária incidindo sobre a gratificação que agora lhes é retirada.

O sindicato conclama todos e todas a continuarem em luta. Continuaremos percorrendo todos os caminhos, inclusive o judicial, mas o principal continua sendo a mobilização dos colegas aposentados. Na próxima semana divulgaremos quais são as ações para as quais os colegas serão chamados. Desde já, porém, ficam todos convidados para a ASSEMBLEIA SINDICAL E POPULAR que será realizada em 13/06, na Praça do Buriti.

SINDSASC ENTREVISTA - Comentários sobre a Nova Lei de Carreira

27/03/2024

NOVA LEI PREVÊ QUE OS CARGOS EM COMISSÃO SEJAM EXERCIDOS PREFERENCIALMENTE POR SERVIDORES DE CARREIRA

DIVULGAMOS AS TABELAS RESULTANTES DA REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA