INFORMES DO SINDSASC — Terça-feira, 22 de Agosto de 2023 — nº 255 — ano 8

22/08/2023 12:45

DIA 13/09 TEM ASSEMBLEIA GERAL, COM PARALISAÇÃO DE 24H. Não marque atendimento individual ou atividade em grupo nesse dia. Continuamos em luta pela reestruturação da carreira e o governo precisa formalizar a proposta, com aval dos(as) secretários(as) cujas secretarias de estado compõem o Grupo de Negociação. Sua próxima reunião será em 28/08.

CONVÉM LEMBRAR QUE O PRÓPRIO SECRETÁRIO NEY FERRAZ, DA SEPLAD, INFORMOU À CÂMARA LEGISLATIVA QUE OS SERVIDORES DO GDF ACUMULAM PERDAS SALARIAIS DE 37,7%. Por isso o reajuste de 18% dividido em três parcelas e em três anos está muito longe de recompor nossos salários. Há um imenso abismo entre a enorme importância social da nossa categoria e a pífia valorização da carreira.

ESCLARECIMENTOS SOBRE CUSTAS JUDICIAIS: não se trata de pagamento para advogado, mas para a própria justiça e só é devida em caso de indeferimento do pedido de gratuidade. Geralmente quando uma ação é ajuizada, faz-se o pedido de gratuidade. Se for negado, o pagamento de custas processuais é obrigatório. O valor divulgado, de aproximadamente 500 reais, é para quem tem os 77 meses a receber do retroativo da 3ª parcela. Para quem tem um período menor, as custas também diminuem.

REPRESENTAÇÃO DO SINDSASC NO TCDF VISA GARANTIR O DIREITO ÀS 7H CORRIDAS A TODAS AS CARREIRAS QUE ATUAM NA SEJUS. A representação foi acolhida e à Sejus foi dado um prazo para responder ao órgão de controle. Trata-se de uma luta por isonomia. A própria secretaria abriu um processo SEI, em 2021, visando fazer essa adequação. As manifestações de todas as subsecretarias e demais órgãos da Sejus foram favoráveis. Diferente da Sedes e da SM, onde basicamente só tem servidores da carreira da assistência social, na Sejus há quatro carreiras, as quais devem ser tratadas com isonomia. Além disso, trata-se de um ponto em discussão no Grupo de Negociação. Da nossa parte queremos consagrar em lei esse direito a todos os servidores e servidoras da nossa carreira.

NOVO "ARCABOUÇO FISCAL" PODE SER VOTADO NESTA SEMANA. Por vários motivos afirmamos que o PLP 93/2023, embora não tão ruim quanto a EC-95, é também muito ruim e não visa proteger a classe trabalhadora, mas agradar ao capital financeiro. Especificamente em relação ao DF, o ponto crítico foi a inclusão do Fundo Constitucional do Distrito Federal no projeto. Felizmente o Senado ouviu o amplo movimento envolvendo todas as forças políticas do DF, à frente o governador Ibaneis, e retirou o FCDF do PLP 93/2023. Agora, na Câmara - onde o Sindsasc liderou um ato público em defesa do FCDF e participou de outro junto com vários sindicatos - é preciso manter esse esforço e garantir que o FCDF não seja reincluído no arcabouço fiscal.

REAFIRMAMOS QUE A 6ª FESTA DO DIA DO SERVIDOR SERÁ EM 28 DE OUTUBRO. Os ingressos serão disponibilizados no período de 21/09/2023 a 21/10/2023, exclusivamente na sede do sindicato.

CRAS RIACHO FUNDO II EM SITUAÇÃO PRECÁRIA

CRAS AREAL PEDE SOCORRO